sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Analise: Criminale!


Dados:
Género: Ação, Comédia, Ecchi, Romance, Harem, Vida Escolar, Shonen
Autor: MIZUIRO Suimin
Artista: MIZUIRO Suimin
Tipo: Manga
Data de publicação: 20 de Julho 2015 a 24 de Abril 2016
Capítulos atuais: 35
Capítulos analisados: 35

Sinopse:
A historia segue um rapaz chamado Tamito que é um íman de criminosos desde que se lembra, mas então ele decide começar uma nova vida quando se muda de cidade, mas não só o seu quotidiano não muda (é raptado logo pela manhã) como também mais tarde descobre que é colocado numa turma só de criminosos (ou com potencial para tal).

Analise:
A historia já terminou e posso dizer que me chocou de duas maneiras diferentes.
A primeira foi no inicio, no inicio eu não dava nada demais por este manga era só mais um no meio de muitos, e ele não precisou de fazer nada de incrível para eu mudar de ideias, o que o manga fez foi explorar muito bem os seus personagens de formas bastantes cómicas que bastou para eu a partir de certo ponto realmente disfrutas de ler os capítulos e estar há espera do próximo. O segundo ponto irei falar no final.


A historia segue praticamente todo o tempo com um estilo de comédia episódica ou de arcos bem curtos, teve um arco maior e mais serio no final, mas foi apenas esse. O tema do romance também é tocado, não fosse o Tamito ter a sua própria stalker, e ganhando o coração de mais duas ao longo do manga, mas ao fim ao cabo o género não é muito explorado. O manga também têm algumas cenas de ação, mas servem sobretudo como alivio cómico, então não esperem nada de muito serio nesse ponto.


Sobre os personagens o manga têm uma grande gama de criminosos que vão desde uma stalker, até uma pseudo assassina, yakuza, pervertida, hacker, piromaníaco entre outros. Todos eles têm uma personalidade que são muito bem utilizadas nas partes cómicas para além disso também têm certo carisma, não vou dizer que vão gostar de todos (mesmo que eu tenha chagado a gostar de todos, e olhem lá que havia uns que se fosse noutro manga eu de certeza que não ia gostar), mas com certeza de uns 2/3 vão gostar quase de certeza. O único personagem que irei abordar um pouco é o nosso protagonista, ele é o tipo personagem normal e pacifico, e que provavelmente não irá agradar a muitos, mas já adiantando, ele não é tão fraco assim (ganhou algumas skill’s ao longo de todos os anos a ser assaltado, raptado e afins) e quando ele precisa de tomar decisões importantes ele fá-lo.

Em termos de arte é como vêem, têm uma arte bastante consistente que se adapta muito bem tanto as varias cenas de comédia como as de ação e ecchi, que por vezes têm.


Agora a segunda maneira de como o manga me chocou, foi pela negativa, tendo sido o seu final, não é que tenha sido um final mau, mas foi um final totalmente em aberto tendo sido fechado com o típico capitulo “somos todos amigos, e ainda temos muitas aventuras pela frente” não foi nem um pouco conclusivo, o motivo disso pelo que ouvi dizer foi por causa da saúde do autor que decidiu finalizar assim mesmo a historia (não posso confirmar se foi mesmo isso, mas cancelamento não foi quase de certeza já que está a ser lançado na plataforma online Ura Sunday, e pelo que sei eles não cancelam mangas (não assim tão cedo pelo menos)). Mesmo sabendo disso não deixa de ser frustrante, teve lá o arco final que fechou algumas pontas soltas e questões que haviam, mas mesmo assim não deixa de parecer um final em aberto, e tendo em conta que eu estava a gostar bastante do manga e que tinha potencial para ser ainda melhor torna as coisas ainda piores.



No geral é um bom manga, explora muito bem a comédia e os seus personagens, mas como ponto negativo têm aquele final em aberto (deixando até alguns personagens sem serem explorados mais a fundo).

Podem ler o manga nos seguintes links em português, espanhol e inglês.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...