sexta-feira, 28 de outubro de 2016

TOC #48 da Weekly Shonen Sunday (2016)

Capa: Yumi Okada
Olá, leitores do Fênix no Sekai. Aqui é o Diego Felipe e trago a vocês a análise da edição #48 da Weekly Shonen Sunday

Pra quem possui dúvidas sobre o que é uma TOC (Table of Contents) e como ela funciona sugiro lerem a matéria do Ivo sobre as TOCs, que pode ser conferida clicando nesse link.

A ordem de leitura da edição pode ser visto logo abaixo.


TOC #48 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2016):
Yumi Okada (Capa)
Dameterasu-sama (Página Colorida Principal, Novo Mangá)
01. Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari
02. Dagashi Kashi
Ryoko (Página Colorida, 41 pg.)
03. Major 2nd
04. Magi
05. Be Blues!
Hatsukoi Zombie (Página Colorida)
06. Detective Conan
07. Amano Megumi wa Suki Darake!
08. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。
09. Souboutei Kowasubeshi
10. Maou-jou de Oyasumi
11. Saike Mata Shite mo
12. Komi-san wa、Komyushou Desu。
13. Tenshi to Akuto!!
14. Kyoukai no Rinne
15. Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto (Fim)
16. Tokiwa Kitareri!!
17. Oni wo Tadorite Ikuseisou
Birdmen (Mangá Mensal, 38 pg.)
18. Keijo!!!!!!!!
19. Denpa Kyoushi
20. Joujuu Senjin!! Mushibugyo
21. Zettai Karen Children
Sunday Hikagaku Kenkyujo (Nunca é Ranqueado)
- AUSENTE: Hayate no Gotoku! (retorna na TOC #51)
- EM HIATO: Arata Kangatari e Gin no Saji

Índice da Revista

A capa foi estampada por Yumi Okada... desculpa, pessoal. A moça deve ser bem importante mas não achei informações sobre ela. Maus...


MANGÁS NÃO-RANQUEADOS / AUSENTES:

Dameterasu-sama: E chegou o mais novo mangá estreante da Weekly Shonen Sunday: Dameterasu-sama, uma obra que claramente será voltada para a comédia. A autoria é o experiente Shun Fujiki, o mesmo responsável por Hajimete no Aku e Kowashiya Gamon. Antes a obra teve um one-shot publicado na primeira edição do ano editorial de 2016.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

Ryoko: Pelo que ouvi dizer Ryoko começou com uma recepção calorosa e se for bem desenvolvido, esse novato pode conseguir a atenção dos leitores. Nessa edição, que marca a publicação de seu segundo capítulo, Ryoko ganhou uma página colorida.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

Hatsukoi Zombie: De quebra Zombie também ganhou mais uma página colorida. A comédia romântica ecchi, que recentemente completou um ano de publicação, já ganhou uma boa quantidade de páginas coloridas recentemente. As vendas de Zombie por ora são moderadas mas estão se mostrando estáveis. A recepção segue positiva e o autor continua desenvolvendo o enredo tranquilamente.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Birdmen: Mangá mensal publicado na Weekly Shonen Sunday. A obra tem um desempenho estável (embora moderado) nas vendas de volumes e continua agradando o público leitor, embora não seja garantido que a obra irá durar por muito mais tempo. Mesmo assim dificilmente a obra não terminará de forma natural.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Sunday Hikagaku Kenkyujo: Gag mangá que vive fechando a revista mas que vosso autor acredita francamente que mais pra frente a obra será cancelada. É claro que já errei antes mas não sinto que Sunday Hikagaku fará sucesso ou será uma obra que será mantida por muito tempo. Mas ficarei feliz se estiver enganado.
SITUAÇÃO: Em Risco de Cancelamento (a longo prazo).

Hayate no Gotoku!: Bem, Hayate só deve voltar na edição #51. Mas dessa vez não tenho só o feijão com arroz pra falar dele: seu 49° volume foi lançado na semana passada e conseguiu vender 33.920 cópias em menos de sete dias. Mesmo que Hayate já esteja um pouco desgastado a quantidade é muito boa para os padrões da Weekly Shonen Sunday, que com certeza irá lamentar o fim de Hayate no ano que vem (isso se o autor não estender muito o arco final e a obra acabar em 2018).
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento (entrará em seu arco final e pode ser finalizado em 2017).

Arata Kangatari: Siga em frente, olhe para o lado, se liga em Arata que continua no hiato... É sério, esse mangá não sai do hiato não? Piadas à parte é bem provável que a obra não volte a ser publicada com regularidade por um bom tempo.
SITUAÇÃO: Seguro (no dia que sair algum capítulo).

Gin no Saji: Outra obra que tem ficado em hiato com frequência nos últimos anos, embora tenha alguns capítulos publicados de vez em quando (em 2016 foram lançados 6 capítulos). O mangá está em reta final então não demorará muitos capítulos para a obra ser encerrada, independente se esses capítulos serão publicados aos poucos ou vão ser lançados de uma só vez.
SITUAÇÃO: Seguríssimo (quando saírem capítulos).

Página Colorida: Dameterasu-sama


TOP 10:

01. Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari: Bem, parece que os editores não estão desanimados com os resultados das vendas do primeiro volume de Aozakura, o que dá a entender por ora que a obra é considerada promissora. Pelo que um leitor informou nos comentários (eu assumo minhas fontes) o primeiro volume teve uma tiragem muito curta sendo publicada e ela se esgotou. É esperar pra ver se Aozakura será um sucesso ou se acabará como Akatsuki no Tyrant: de grande aposta a mangá cancelado após um ano de vida.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

02. Dagashi Kashi: Que Dagashi está seguro isso não é novidade nenhuma (é praticamente um pleonasmo). Mas o que muitos talvez nem imaginem é como a obra se expandiu após o anime. O sexto volume foi lançado na semana passada e já conseguiu vender 111.756 cópias. Um resultado extremamente satisfatório e que ajuda a aliviar a crise na Sunday. Sobre as chances de ter uma segunda temporada do anime, não diria que elas são altas mas são reais, vide o quanto o mangá se expandiu comercialmente. É, isso é o que um gag mangá que tenha qualidade o bastante pra agradar muito os leitores japoneses pode alcançar...
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

03. Major 2nd: Obra mais promissora que estreou da Weekly Shonen Sunday de 2015 pra cá (Dagashi Kashi estreou em meados de 2014), Major 2nd segue com um apoio altíssimo dos editores, mas acredita-se que esse apoio irá aumentar ainda mais num período posterior, quando a obra receber (se é que vai receber, sejamos cautelosos) uma adaptação animada.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

Página Colorida: Dameterasu-sama

04. Magi: Magi continua com bastante apoio dos editores mesmo em sua reta final. Tudo bem que o mangá raramente ganha páginas coloridas ou capas, mas a obra poucas vezes ficou fora do Top 10 dos mangás não-ranqueados.
SITUAÇÃO: Muito Seguro (perto de seu final).

05. Be Blues!: O mangá de futebol pegou nessa edição uma posição na ordem de leitura acima de sua média (que geralmente é o meio de tabela). A obra segue sendo uma das poucas que conseguem ultrapassar a média de 100 mil cópias vendidas por volume. O desejo de vosso autor é que 2017 seja o ano que finalmente os editores anunciem um anime para a obra, já que uma adaptação seria uma ótima oportunidade de expandir a rentabilidade do mangá e de quebra reduzir mais a crise da Sunday.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

06. Detective Conan: Essa foi uma das poucas mas interessantes edições em que Conan "escorrega no quiabo" e fica fora do Top 5 dos mangás ranqueados. Está abaixo até de Hatsukoi Zombie, que geralmente só fica acima de Conan na ordem de leitura quando ganha a página colorida principal. Ao menos conseguiu se manter no décimo lugar na ordem de leitura. Mas tirando esse pequeno detalhe Conan continua o mesmo de sempre: carregando a revista nas costas com sua alta rentabilidade costumeira.
SITUAÇÃO: Intocável.

Página Colorida: Dameterasu-sama

07. Amano Megumi wa Suki Darake!: Amano Megumi é um gag mangá ecchi que segue se expandindo nas vendas e tem grandes chances de mais pra frente receber um anime. Se tiver sorte quem sabe Amano Megumi não consegue chegar ao nível de sucesso alcançado por Dagashi Kashi? Na pior das hipóteses já está conseguindo se aproximar, aos poucos, da marca de 100 mil cópias em média vendidas por volume, marca essa que poucos mangás da Sunday ultrapassam facilmente.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

08. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。: O segundo volume de Hiiragi-sama vendeu na semana passada (semana que foi lançado) 25.981 cópias. É um bom resultado e garante a estabilidade do novo mangá de Hiroyuki Nishimori. A obra é um dos sucessos de 2016 que se consolidou e espera-se que se mantenha em alta nos próximos tempos.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

09. Souboutei Kowasubeshi: Souboutei é sem dúvida o novato lançado esse ano que mais está satisfazendo os editores pelos resultados (e olha que Amano Megumi e Hiiragi-sama também vão muito bem, obrigado). Na semana passada, pelo que informa o Ranking Oricon, a obra vendeu no lançamento de seu segundo volume 53.182 cópias, uma ótima média para a Sunday, que consegue achar um mangá com rendimento de pelo menos 150 mil cópias por volume, algo difícil para a Sunday atualmente.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

10. Maou-jou de Oyasumi: Apesar de Komi-san wa Komyushu estar apresentando um desempenho melhor nas vendas Maou-jou por enquanto segue bancado pelos editores, que esperam que esse gag mangá tenha um bom desempenho. Por causa da tiragem pequena é compreensível que Maou-jou não tenha vendido tanto. Mas só o tempo dirá se as vendas ajudarão a manter o mangá.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

Página Colorida: Dameterasu-sama


MEIO DE TABELA:

11. Saike Mata Shite mo: E Saike continua com sua sequência de capítulos sendo publicada sem pausas. Tsubasa Fukuchi pelo visto está inspirado pra desenvolver bastante essa parte atual da obra, embora seja bem provável que em breve ele volte a ter outra pausa.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

12. Komi-san wa、Komyushou Desu。: Komi-san por enquanto vai apresentando resultado nas vendas superior ao de Maou-jou e ao de Sunday Hikagaku. Isso torna possível as chances do mangá se firmar e continuar sendo publicado e até mesmo de ser uma opção para encerrar a revista se os editores considerarem cancelar Sunday Hikagaku.
SITUAÇÃO: Se estabilizando.

13. Tenshi to Akuto!!: Tenshi mais uma vez variando suas posições na ordem de leitura. É um mangá estável e por ora deve ser presença garantida na revista. Aliás, as chances de Tenshi receber um anime podem dar uma pequena aumentada em 2017, quando a obra já terá dois anos de publicação.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

14. Kyoukai no Rinne: Rinne não é nem de longe a obra mais bem-sucedida Rumiko Takahashi. InuYasha, Ranma 1/2, Maison Ikkoku e Urusei Yatsura fizeram muito mais sucesso. Mas é inegável que o mangá é um sucesso e é rentável. A terceira temporada do anime já foi anunciada e, na semana passada, o 33º volume de Rinne foi lançado e alcançou 21.790 cópias vendidas, um resultado satisfatório. 
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

15. Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto: De que adianta Nanoha após tanto tempo enfim ter saído do bottom... se esse é seu último capítulo? O mangá começou agradando quando foi lançado ano passado, mas depois sua aprovação decaiu e as vendas não eram boas o bastante para a obra se manter. E assim Nanoha terminou: sem espaço no grupo de mangás publicados da Sunday. Mas o autor é experiente e é bem provável que em breve ele volte a lançar uma nova obra (provavelmente na Weekly Shonen Sunday mesmo).
SITUAÇÃO: Cancelado. 

16. Tokiwa Kitareri!!: Mais uma vez Tokiwa aparece em uma posição baixa na ordem de leitura. No entanto Tokiwa é uma das obras mais promissoras do plantel atualmente e não são pequenas as chances de ter um anime anunciado ano que vem. É claro que a obra merecia um pouco mais de destaque (a meu ver) mas por outro lado o desempenho segue estável para se manter na revista e tem outros novatos que precisam de mais atenção para se firmar de vez.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Página Colorida: Ryoko


BOTTOM:

17. Oni wo Tadorite Ikuseisou: A coisa não tá bacana pra Oni wo Tadorite. Já não era o novato com a melhor recepção de sua leva e de quebra seu primeiro volume não foi bem em vendas. Pelo visto os editores já perderam as expectativas em ver Oni wo Tadorite dando certo. A não ser que algo surpreendente ocorra (o que não é muito provável) esse novato será cancelado em não muito tempo.
SITUAÇÃO: Em Risco de Cancelamento.

18. Keijo!!!!!!!!: Aparentemente o anime não gerou um aumento nas vendas dos volumes. Apesar da adaptação não ser ruim, o mesmo não se pode dizer muito sobre a divulgação da revista, que foi muito fraca. Um lembrete: o anime terá 12 episódios e já conta com 6 OVAs planejados.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

19. Denpa Kyoushi: Denpa começou o ano com um bom espaço e vai terminar sem muito espaço. A obra é mais uma de muitas que podem estar sendo finalizadas em 2017 por perda de espaço ou simplesmente proximidade da reta final. É consideravelmente possível que o autor retorne à revista com uma nova obra tempos após o fim de Denpa Kyoushi.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento (pode ser finalizado em 2017).

20. Joujuu Senjin!! Mushibugyo: Mushibugyo é uma obra que até mantém respaldo dos editores mas que vem perdendo espaço e provavelmente acabará sendo finalizada em 2017. Por ora o mais provável é que seja um fim natural mas o fato é que Mushibugyo já não é mais um destaque da revista.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento (pode ser finalizado em 2017).

21. Zettai Karen Children: É, Zettai já está com o espaço bem desgastado na revista, mesmo ainda vendendo bem. Podemos dizer que Zettai até não está em risco aparentemente. Pelo menos a meu ver seria uma surpresa a obra ser cancelada sem as devidas honrarias de mais de uma década de publicação e ainda estar com vendas superiores a de alguns novatos. No entanto, é bem provável que o mangá acabe não durando por muito mais tempo e, ainda que um fim natural seja bastante provável, dificilmente Zettai não será finalizado em 2017.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento (pode estar indo rumo à reta final).

Página Colorida: Hatsukoi Zombie

Bem, galera, assim termina mais uma análise de TOC da Weekly Shonen Sunday, no caso a da edição #48. Mas antes deixo aqui as fotos da Yumi Okada para essa edição.







Agora sim...
Até a próxima.



0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...