quinta-feira, 29 de setembro de 2016

TOC #44 da Weekly Shonen Sunday (2016)

Capa: Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari

Olá para vocês, leitores do blog Fênix no Sekai. Aqui é o Diego Felipe e trago até vocês mais uma análise de edição da Weekly Shonen Sunday. No caso, a análise é da edição #44.
Para quem possui dúvidas sobre o que é uma TOC (Table of Contents) e como ela funciona sugiro lerem a matéria do Ivo sobre as TOCs, que pode ser conferida clicando nesse link.

A ordem de leitura dessa edição pode ser vista logo abaixo.


TOC #44 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2016):
Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari (Capa, Página Colorida Principal)
01. Souboutei Kowasubeshi
02. Major 2nd
03. Maou-jou de Oyasumi
Kyoukai no Rinne (Página Colorida)
04. Detective Conan
05. Magi
06. Dagashi Kashi
07. Amano Megumi wa Suki Darake!
08. Tenshi to Akuto!!
Denpa Kyoushi (Página Colorida)
09. Komi-san wa、Komyushou Desu。
10. Saike Mata Shite mo
11. Hatsukoi Zombie
12. Be Blues!
13. Oni wo Tadorite Ikuseisou
14. Keijo!!!!!!!!
Birdmen (Mangá Mensal, 39 pg.)
15. Tokiwa Kitareri!!
16. Joujuu Senjin!! Mushibugyo
17. Hayate no Gotoku!
18. Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto
19. Zettai Karen Children
20. Fureru to Kikoeru
Sunday Hikagaku Kenkyujo (Nunca é Ranqueado)
- AUSENTE: Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。
- EM HIATO: Arata Kangatari e Gin no Saji

PRÉVIA DA TOC #45 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2016):
- CAPA: Satomi Ishihara
- PÁGINA COLORIDA PRINCIPAL: Souboutei Kowasubeshi
- PÁGINA COLORIDA: Keijo!!!!!!!!
- ONE-SHOT: Shihatsu Densha, por Aiko Toyama (autor novato)
- FIM: Fureru to Kikoeru
- AUSENTES: Detective Conan, Zettai Karen Children
- EM HIATO: Arata Kangatari e Gin no Saji


MANGÁS NÃO-RANQUEADOS / AUSENTES:

Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari: O experiente Hikaru Nikaidou infelizmente viu ser mangá Heavens Runner Akira ser cancelado em 2015, mas esse ano tenta ver Aozakura emplacar. O mangá teve poucas tiragens lançadas que vieram a se esgotar nas vendas. Aparentemente isso pode soar um bom prenúncio mas que ainda não garante que Aozakura pode vingar. Para todos os efeitos boa sorte ao autor.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

Kyoukai no Rinne: A autora de Rinne, Rumiko Takahashi, tem um histórico de grandes sucessos/clássicos: Maison Ikkoku, Urusei Yatsura, Ranma 1/2 e InuYasha. Rinne pode não ter chegado no mesmo nível de sucesso das obras citadas mas conseguiu apresentar um rendimento positivo para a revista, principalmente no que diz respeito ao anime. Sim, porque nessa edição foi anunciado oficialmente que o anime receberá uma terceira temporada, que vai ao ar em 2017 (se vosso autor não se engana, deve sair em abril).
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Denpa Kyoushi: Sendo publicado desde 2011, o mangá Denpa Kyoushi, apesar de ter perdido um pouco o foco dos editores, continua com um bom apoio e um bom rendimento. Até agora é o maior sucesso do autor Takeshi Azuma. Ele começou sua carreira como mangaká publicando o one-shot Change Boy na Weekly Shonen Sunday e lançou Chou Dokyuu Shoujo 4946 na Shonen Sunday S no ano de 2009. Após o fim de Shoujo 4946, lançou Denpa Kyoushi.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Birdmen: Mangá publicado mensalmente na Shonen Sunday. Encontra-se em situação estável. Trata-se da segunda serialização de Yellow Tanabi, o autor com avatar de pinguim (se não entendeu clique aqui). Sua primeira obra foi o bem-sucedido Kekkaishi, que foi publicado na revista entre 2003 e 2011.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Sunday Hikagaku Kenkyujo: Gag mangá que sempre fecha a revista. Por enquanto vai sendo mantido mas não é possível dizer se será mantido por muito tempo. Detalhe: não foi possível encontrar maiores informações sobre a obra ou o autor (e olha que essa edição tá falando bastante sobre os autores e seu histórico de mangás anteriores).
SITUAÇÃO: Aparentemente Seguro.

Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。: Outro mangá que Hiroyuki Nishimori, um grande veterano, conseguiu emplacar. Ele já tem no currículo sucessos relevantes como Kyou Kara Ore Wa!! e Tenshi na Konamaiki. Devido ao longo de tempo de trabalho como mangaká (quase 30 anos) é normal que Nishimori acabe fazendo pausas em algumas edições... como essa, por exemplo.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Arata Kangatari: É, galera, esse aí a gente não vai ver sair do hiato tão cedo não. Pra falar a verdade os editores talvez nem estejam contando tanto assim com esse mangá. A autora não deu sinais de que voltaria a lançar a obra.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento quando forem publicados capítulos.

Gin no Saji: De volta ao hiato, hein, Gin no Saji? Mas o importante é que quando sair um novo volume o mangá vai vender bem. Fora que a obra está perto do fim. A autora de Gin no Saji é a bem-sucedida Hiromu Arakawa, que tem no currículo FullMetal Alchemist, Jushin Enbu e Arslan Senki (esse que segue publicado na Bessatsu Shonen Magazine, sem estar em hiato).
SITUAÇÃO: Muitíssimo Seguro, quando os capítulos forem publicados se aproximará do fim.


TOP 10:

01. Souboutei Kowasubeshi: É o novato com mais potencial que estreou na revista depois de Major 2nd (esse lançado em março de 2015). O fato é que a maioria dos mangás de Kazuhiro Fujita (mesmo autor de Ushio to Tora e Karakuri Circus) tem um rendimento positivo na editora Shogakukan. A expectativa é que Souboutei continue se expandindo. Lembrete: na próxima edição o mangá ganhará a(s) página(s) colorida(s) principal(is).
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

02. Major 2nd: Takuya Mitsuda é um autor que definitivamente tem uma carreira longa em mangás. Começou com Kenta Yarimasu! (1989-1994), depois lançou sua obra-prima: Major (1994-2010) e, oito meses após o fim de Major, lançou Buyuden (2011-2014), mangá de boxe que acaba por ser (pelo menos aparentemente) sua obra menos memorável. Treze meses após o fim de Buyuden, ele retornou com Major 2nd, que acabou se mostrando o mangá novato (apesar de ser continuação de um sucesso marcante) mais rentável da Sunday nos últimos anos (ou pelo menos um dos mais rentáveis). Quanto a Major 2nd em si, esse prosseguirá sem risco algum na revista, com estabilidade e apoio enorme dos editores e leitores.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

03. Maou-jou de Oyasumi: O novato de Kagiji Kumanomata vem com uma certa dose de expectativa para se firmar na revista, embora ainda seja preciso esperar maiores apurações das vendas dos volumes para saber qual pode vir a ser o destino da obra. O autor Kagiji Kumanomata já não é uma figurinha nova na editora Shogakukan: ele lançou Nuigurimi Kurasshu em 2013 pela Shonen Sunday S. É a primeira tentativa do autor na Weekly Shonen Sunday, então boa sorte a ele!
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

04. Detective Conan: Gosho Aoyama é um autor consagradíssimo por ser o autor de Detective Conan, um dos mangás mais importantes (senão o mais importante) da história da Weekly Shonen Sunday... mas não foi apenas Conan que o consagrou. Muitos já sabem que Aoyama é também autor de Magic Kaito, verdade, mas ele também tem mais um sucesso no currículo: Yaiba (em Portugal mais conhecido como Yaiba, o Pequeno Samurai). Infelizmente a tradução desse mangá pra língua inglesa está dropada desde 2012. Já para achar os episódios do anime de Yaiba, há traduções para o português lusitano.
SITUAÇÃO: Intocável, sem previsão para ser finalizado.

05. Magi: Magi é publicado desde junho de 2009 e é um dos mangás de maior destaque da Shonen Sunday desde então (apesar da queda nas vendas dos volumes). Antes de escrever Magi e também Sinbad no Bouken (spin-off de Magi) a autora Shinobu Ohtaka lançou o bem-sucedido Sumomomo Momomo, que era publicado na Young Gangan e chegou a ganhar anime. Com o fim de Magi se aproximando a dúvida que fica é: qual será a próxima empreitada da autora? Bem, como vosso autor sempre diz, só o tempo dirá.
SITUAÇÃO: Muito Seguro (Próximo do Fim).

06. Dagashi Kashi: Dagashi se mostrou um dos mangás recentes de maior sucesso da Weekly Shonen Sunday, com um rendimento muito bom e uma grande quantidade de tiragens publicadas (chegaram a duplicar após o lançamento do anime). Publicado na revista desde junho de 2014, Dagashi deve prosseguir na revista por um bom tempo, visto sua rentabilidade. Bom para o autor, o "novato" Kotoyama (Dagashi Kashi foi o primeiro mangá de sua carreira, pelo que consta).
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

07. Amano Megumi wa Suki Darake!: Gag mangá que envolve divertidas e exageradas cenas ecchi. Trata-se do primeiro mangá do autor Nekoguchi. Amano Megumi começou a ser publicada na Shonen Sunday Super, mas os editores da Shogakukan acreditaram que valia a pena transferir Amano para a revista principal: a Weekly Shonen Sunday. E realmente valeu a pena: o rendimento do mangá se mostra satisfatório até agora e a obra deve se manter segura por um tempão.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

08. Tenshi to Akuto!!: Com o êxito (ainda que moderado) de Tenshi no Akuto!! fica a pergunta: será que mais pra frente Tenshi ganha anime? Se ganhar será a primeira obra da autora Aya Hirakawa a receber uma adaptação animada. Seu mangá anterior, Kunisaki Izumo no Jijou, foi o primeiro da autora e estreou em 2009. Chegou a durar 19 volumes enquanto publicado na Shonen Sunday mas não recebeu anime. Será que Tenshi terá um destino diferente?
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

09. Komi-san wa、Komyushou Desu。: O autor Tomohito Oda (sobrenome famoso esse, não?) está em sua segunda tentativa para emplacar um sucesso na Weekly Shonen Sunday. Em 2014 ele fracassou com Dezicon, que acabou durando só três volumes. O gag mangá não vendeu muito na primeira semana, mas é possível que a quantidade de tiragens de volumes impressa tenha sido limitada, o que talvez signifique que o mangá tem chances de vingar ainda dependendo de como for seu desempenho de vendas mais pra frente.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

10. Saike Mata Shite mo: Saike é um mangá que agrada ao público leitor da Shonen Sunday e satisfaz os editores, que possuem uma boa relação com o experiente Tsubasa Fukuchi (autor de The Law of Ueki, Anagle Mole e Takkoku!!). Não é a primeira vez que publica uma obra irregularmente na revista (vide Anagle Mole) mas por ora esse é o segundo mangá com maior quantidade de capítulos que o autor já publicou. Apesar das pausas longas serem constantes (alguns suspeitam que por doença do autor, embora a divisão da obra seja em partes) a obra segue com espaço garantido no plantel. 
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.


MEIO DE TABELA:

11. Hatsukoi Zombie: Pela sequência de acontecimentos dos últimos capítulos, pelo apoio editorial e também pelo rendimento razoável de Zombie nas vendas dos o mangá de Ryou Minenami (mesmo autor de Himegoto - Juukyuusai no Seifuku) está em situação bem tranquila (pelo menos por ora) e assim deve permanecer por um tempo.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

12. Be Blues!: Tanaka Motoyuki, o autor da Shonen Sunday com o avatar de cachorro (pra quem não entendeu clique aqui), é um autor bastante experiente e entre 2000 e 2011 lançou 3 mangás de beisebol: Libero Kakumei!! em 2000 (durou 13 volumes), Ootari Bomber em 2002 (fracassou e durou 5 volumes) e Saikyou! Toritsu Aoizaka Koukou Yakyuubu (durou 26 volumes, dobro de Libero Kakumei!!). Após o fim de Saikyou! ele lançou em 2011 o Be Blues! que vos falo agora. O mangá de futebol (Motoyuki saiu da zona de conforto e se arriscou em outro esporte) é um êxito de vendas e pode se expandir após um anime. Se ganhar mesmo uma adaptação animada lá na frente seria a primeira obra de Motoyuki a ser adaptada, pois nem mesmo o bem-sucedido Saikyou! ganhou anime.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

13. Oni wo Tadorite Ikuseisou: Com vendas baixas no lançamento de seu primeiro volume e o marketing mais reduzido que os demais novatos, está aumentando o risco de Oni wo Tadorite, mais pra frente, acabar cancelado. Apesar de complicada, ainda há chances dessa situação ser contornada. Um fator que pode contribuir é a experiência do autor Shinji Tonaka. Ele fez sucesso na revista Shounen Rival (da editora Kodansha) com o mangá Otouto Catcher Ore Pitcher de!, publicado entre 2008 e 2014 e que durou 20 volumes.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

14. Keijo!!!!!!!!: O anime estreia em nove dias, em 06 de outubro. A adaptação animada pode até não estar gerando tanta expectativa, mas não deixa de ser a chance de Keijo!!!!!!!! ver seu rendimento se expandindo e quem sabe até alcançar um bom aumento nas vendas dos volumes. Um fato curioso: Keijo!!!!!!!! é o primeiro mangá de Daichi Sorayomi na Weekly Shonen Sunday, mas não o primeiro de sua carreira: antes de Keijo!!!!!!!! ele debutou na Club Sunday com Momi-Baraishi em 2011, tendo esse mangá durado 3 volumes.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

15. Tokiwa Kitareri!!: Tokiwa estreou na Weekly Shonen Sunday no final de 2014. O autor Shun Matsuena tinha encerrado seu primeiro sucesso, Shijou Saikyou no Deshi Kenichi, há apenas algum tempo antes, após ter mantido o mangá por 12 anos de publicação. Tokiwa tem um bom rendimento nas vendas de volumes e se encontra em situação estável na revista. Só é curioso que o mangá raramente sai de posições baixas/intermediárias na ordem de leitura, mas essas posições não pesam contra a estabilidade do mangá já que os volumes vendem bem.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.


BOTTOM:

16. Joujuu Senjin!! Mushibugyo: Joujuu Senjin!! Mushibugyo trata-se de uma versão alternativa de Mushibugyo, mangá pelo qual o autor Hiroshi Fukuda debutou na editora Shogakukan e que foi publicado na Shonen Sunday S entre 2009 e 2011. Joujuu Senjin!! Mushibugyo (a versão da Weekly Shonen Sunday) já recebeu uma adaptação em anime e três OVAs pelo estúdio Seven Arcs Pictures e um jogo pela Namco Bandai Games. Atualmente a obra não chega a ter o espaço de seu início de publicação mas ainda tem um rendimento satisfatório (embora seja pouco provável que continue na revista após dois anos). 
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

17. Hayate no Gotoku!: Hayate vem sendo publicado na revista desde 2004 e, embora já não tenha a força de antes, continua em situação estável. O autor, Kenjiro Hata, continua com uma boa relação com os editores, tanto é que recentemente lançou e concluiu a primeira parte de seu mangá mais recente, Ad Astra Per Aspera, publicado mensalmente e atualmente em pausa. Apesar de ter lançado one-shots desde 2002 Hayate foi o primeiro mangá realmente serializado de Kenjiro Hata. Além de Hayate e Ad Astra, Kenjiro é artista do doujinshi Sore ga Seiyuu, que ganhou anime em 2015.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

18. Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto: Parece que as coisas estão ficando complicadas pra Nanoha, mangá de Tamiki Wakaki (autor de The World God Only Knows). Não é um bom sinal ficar muitas edições quase consecutivas no bottom sendo um mangá que tem só pouco mais de um ano de publicação. Sem falar que a obra não vende muitos volumes. É torcer para que o risco do cancelamento não se concretize de vez.
SITUAÇÃO: Correndo Risco (?).

19. Zettai Karen Children: Zettai pode não ter mais o espaço que tinha na época de seu auge, ou seja, na segunda metade da década de 2000, quando passou a ser publicado. Mas ainda apresenta um bom nível de vendas dos volumes e mantém uma base de leitores fiel (ainda que não muito grande) e respaldo dos editores, principalmente pelo longo tempo do autor Takashi Shiina na revista (anteriormente ele fez sucesso com Ghost Sweeper Mikami, publicado entre 1991 e 1999).
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

20. Fureru to Kikoeru: Fim da linha para Fureru, que terá seu último capítulo publicado na próxima edição. O mangá de Honna Wakou, autor de Nozoki Ana, tinha potencial mas acabou não convencendo. Uma pena para o autor não ter acertado dessa vez, mas o autor é competente e tem tudo pra conseguir emplacar um novo sucesso, seja em outra revista ou na própria Weekly Shonen Sunday.
SITUAÇÃO: Cancelado. 


Bem, pessoal, assim termina a análise da TOC #44 da Weekly Shonen Sunday.
Até a próxima.



0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...