domingo, 18 de setembro de 2016

TOC #42 da Weekly Shonen Sunday (2016)

Capa: Erika Karata

Olá para vocês, caros leitores do Fênix no Sekai. Aqui é o Diego Felipe e trago até vocês mais uma análise de TOC da Weekly Shonen Sunday.
Para quem possui dúvidas sobre o que é uma TOC (Table of Contents) e como ela funciona sugiro lerem a matéria do Ivo sobre as TOCs, que pode ser conferida clicando nesse link.

Bem, o índice da Table of Contentes está logo abaixo.


TOC #42 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2016)
Erika Karata (Capa)
Maou-jou de Oyasumi (Página Colorida Principal)
01. Major 2nd
02. Gin no Saji
03. Magi
Keijo!!!!!!!! (Página Colorida)
04. Detective Conan
05. Tenshi to Akuto!!
06. Dagashi Kashi
07. Amano Megumi wa Suki Darake!
08. Komi-san wa、Komyushou Desu。
09. Oni wo Tadorite Ikuseisou
10. Kyoukai no Rinne
11. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。
12. Denpa Kyoushi
13. Joujuu Senjin!! Mushibugyo
14. Saike Mata Shite mo
15. Be Blues!
16. Hatsukoi Zombie
17. Tokiwa Kitareri!!
18. Hayate no Gotoku!
19. Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto
20. Zettai Karen Children
21. Fureru to Kikoeru
22. Akatsuki no Tyrant (Fim)
Sunday Hikagaku Kenkyujo (Nunca é Ranqueado)
- AUSENTES: Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari e Souboutei Kowasubeshi
- EM HIATO: Arata Kangatari


PRÉVIA DA TOC #43 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2016):
- CAPA: Riko Nagai
- PÁGINA COLORIDA PRINCIPAL: Komi-san wa、Komyushou Desu。
- PÁGINAS COLORIDAS: Oni wo Tadorite Ikuseisou, Tokiwa Kitareri!!
- EM HIATO: Arata Kangatari

Índice da Revista

MANGÁS NÃO-RANQUEADOS / AUSENTES

A capa foi estampada pela atriz Erika Karata, de 18 anos (completará 19 amanhã). Ela atualmente está presente no dorama televesiko Koe Koi (o qual ena não protagoniza, só pra constar).

Maou-jou de Oyasumi: Um dos novatos que mais parece ter empolgado os leitores, esse gag mangá ganhou as páginas coloridas principais da edição. Seu primeiro volume foi lançado nessa sexta (16) e fica a expectativa de que consiga alcançar bons resultados de vendas,
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

Keijo!!!!!!!!: O anime estreia em breve... Faltam poucos dias. É a chance da obra expandir-se (ainda que as expectativas não estejam muito altas). Bem, vamos aguardar pela estreia e pelos episódios seguintes para ver o que vai ser de Keijo!!!!!!!!, que segue sem riscos de cancelamento e satisfazendo o público. 
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Sunday Hikagaku Kenkyujo: Por enquanto esse gag mangá que sempre fecha a revista vai permanecer. Mas não se sabe se ele vai durar um bom tempo ou se em não muito tempo ele pode acabar cancelado. Isso depende da recepção desse gag mangá.
SITUAÇÃO: Aparentemente Seguro.

Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari: Ausente dessa vez, o novato teve seu primeiro volume lançado nesse dia 16. Fica a torcida para que os resultados de suas vendas sejam favoráveis e que o mangá emplaque na revista. 
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

Souboutei Kowasubeshi: Também ausente nessa edição, Souboutei se mostra um novato promissor, uma vez que seu primeiro volume já vendeu pelo menos 120 mil cópias. O mangá do autor de Ushio to Tora pode não ser a solução mais imediata pra conter a crise da Sunday, mas seu bom nível de vendas iniciais já ajuda bastante nesse sentido.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Arata Kangatari: É, galera... Acho que os editores da Sunday nem estão mais contando com Arata Kangatari nas vendas dos volumes. A autora pausou a obra há tanto tempo e tão cedo não a veremos de volta.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento (em caso de lançamento de capítulos).

Página Colorida: Maou-jou de Oyasumi


TOP 10

01. Major 2nd: A continuação do clássico mangá de beisebol Major prossegue com um rendimento excelente para os padrões da revista. Seus cinco volumes tem uma média de vendas um pouco maior que 300 mil cópias por volume. E essa média pode ficar ainda maior mais pra frente, caso venha a receber um anime (o que é bem provável).
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

02. Gin no Saji: Por enquanto parece que esse  retorno de Gin no Saji não parece que será tão curto quanto o retorno anterior, que durou só três capítulos. A obra já está em reta final e se não entrar mais em hiato/pausa é altíssima (senão iminente) chance de Gin no Saji ser finalizado em 2017.
SITUAÇÃO: Intocável, pode encerrar em breve.

03. Magi: Muito perto do fim, Magi será uma perda bem séria para a Shonen Sunday, que ainda não conseguiu encontrar um mangá com um rendimento muito alto (exceto por Major 2nd). Felizmente não é improvável uma volta da autora à revista tempos após o fim de Magi. 
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

04. Detective Conan: Numa edição em que os quatro mangás com melhores vendas de volumes ficaram entre os cinco primeiros na ordem de leitura, Conan fica abaixo dos outros mangás pilares. Mas o fato é que Conan é o grande pilar da revista (até historicamente falando). Com vendas próximas de 600 mil cópias por volume, Conan ainda rende com o lançamento de filmes, a audiência de seu anime, bugigangas e locais relacionados à obra, etc.
SITUAÇÃO: Intocável, sem previsão para ser finalizado.

05. Tenshi no Akuto!!: Tenshi pode não ter vendas espetaculares mas conta com uma recepção bem calorosa. Inclusive, vosso autor acredita que futuramente Tenshi pode vir a ganhar uma adaptação em anime. O fato é que Tenshi parece um mangá bem querido na Sunday, o que talvez garanta sua permanência por um bom tempinho ainda.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.


Página Colorida Principal: Maou-jou de Oyasumi


06. Dagashi Kashi: Com o aumento nas vendas dos volumes graças ao anime que foi ar em janeiro desse ano Dagashi se tornou uma obra ainda mais rentável para a Weekly Shonen Sunday. Isso garante a Dagashi uma avaliação muito satisfatória por parte dos editores.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

07. Amano Megumi wa Suki Darake!: A vida desse mangá ecchi por enquanto está favorável e os editores vão observando Amano Megumi como um mangá que pode ter uma melhora de renda a longo prazo (caso receba um anime). O fato é que mesmo Amano Megumi não sendo, por um lado, um mangá com vendas acima da média da Sunday (sendo tal média já muito baixa em comparação às demais revistas) por outro sua recepção vai sendo satisfatória e o mangá está agradando.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

08. Komi-san wa、Komyushou Desu。: Aparentemente os editores esperam um desempenho, no mínimo, satisfatório o bastante para se manter na Shonen Sunday. A recepção inicial dá obra é positiva mas não parece ter sido tão animadora quanto as recepções de Maou-jou de Oyasumi e Aozakura. Ainda assim Komi-san tem chances consideráveis de vingar.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

09. Oni wo Tadorite Ikuseisou: Oni wo Tadorite não parece estar despertando grandes expectativas por um lado. Mas por outro, na época em que estrearam Akatsuki no Tyrant e Hatsukoi Zombie estrearam o hype era maior em Akatsuki (que até ganhou capa). Hoje Akatsuki está cancelado e Zombie vai conseguir completar um ano de publicação. Ou seja, não será uma surpresa tão grande se Oni wo Tadorite, mesmo tendo um marketing um pouco mais reduzido, conseguir se estabilizar. Mas o que vai ser desse e dos outros 3 novatos só vai dar pra saber mais pra frente.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

10. Kyoukai no Rinne: A segunda temporada do anime de Rinne continua dando uma boa audiência, o que torna ainda mais possível as chances de sair uma terceira temporada. Os volumes de Rinne não vendem muito, mas o rendimento geral da obra é, no mínimo, satisfatório.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Página Colorida: Keijo!!!!!!!!


MEIO DE TABELA

11. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。: Hiiragi-sama pode não ser daqueles mangás que vão carregar a revista nas costas (na verdade a maioria dos mangás não é, mesmo alguns sendo bem promissores). Mas seus resultados nas vendas de volumes são satisfatórios e as expectativas são de que o mangá irá durar por um bom tempo na revista.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

12. Denpa Kyoushi: Nessa edição Denpa ficou em uma posição na ordem de leitura mais alta do que as que vem conquistando ultimamente. O mangá tem uma base de leitores suficiente para ter resultados satisfatórios nas vendas dos volumes (média de 60-70 mil cópias por volume). O anime de Denpa lançado ano passado teve uma boa audiência, o que não necessariamente garante uma segunda temporada, mas por outro lado demonstra que uma segunda temporada é uma possibilidade a se considerar.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

13. Joujuu Senjin!! Mushibugyo: Veterano mangá que recentemente atravessa uma redução de popularidade mas ainda mantém seu espaço no plantel e continua com apoio dos editores (embora estes estejam dando mais atenção a mangás mais recentes).
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

14. Saike Mata Shitemo: O mangá de Tsubasa Fukuchi é publicado de forma irregular, devido ás pausas do autor. A obra tem uma boa avaliação do público e da crítica e não se encontra em situação de.risco na Shonen Sunday.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

15. Be Blues!: É difícil de palpitar qual será o próximo mangá da Weekly Shonen Sunday a receber uma adaptação em anime. Também é válido relevar que Be Blues! já tem cinco anos de publicação e vendas acima da média de 100 mil cópias por volume. Ou seja, se mais pra frente o mangá de futebol tivesse uma adaptação animada anunciada já teria uma boa frente de capítulos. É o mangá com mais tempo de publicação na revista que ainda não ganhou anime. Seria essa a próxima adaptação da Sunday? Bom, é esperar pra ver.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

16. Hatsukoi Zombie: Uma posição altíssima na ordem de leitura na edição retrasada, uma página colorida principal na edição passada... Zombie pode não ser um dos mangás mais empolgantes dos que estrearam recentemente mas agrada os leitores e editores e por enquanto deve permanecer. As vendas também tiveram um aumento do primeiro para o segundo volume. Se esse leve aumento não estagnar/cair Zombie pode durar por um bom tempo.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

17. Tokiwa Kitareri!: Após vinte e duas edições publicadas, Tokiwa finalmente voltará a receber uma página colorida (será na próxima edição). Tokiwa antigamente aparecia entre as primeiras posições nas TOCs mas agora fica mais na metade de baixo da ordem de leitura da maioria das edições. Isso não é sinal de queda de recepção do público, mas sim questão de decisão editorial para organizar a ordem de leitura da forma mais confortável possível para os leitores. Em suma, Tokiwa está seguro.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.


BOTTOM

18. Hayate no Gotoku!: Um dos mangás mais rentáveis e bem-sucedidos da revista nos últimos anos. Devido á perda de fôlego de Hayate, o público estável (a obra é bastante lida independente da posição na ordem de leitura) e o surgimento de muitos novatos com potencial é bem compreensível que o mangá não fique em posições muito altas na ordem de leitura. Curioso mesmo é que faz um bom tempo que a obra não recebe uma página colorida.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

19. Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto: As posições de Nanoha começaram a ficar mais baixas na ordem de leitura. Por um lado isso não necessariamente implica que o mangá está ameaçado (por enquanto não está em risco). Se isso começar a ficar muito rotineiro e passar a pegar as últimas posições da ordem de leitura como está acontecendo com Fureru e como aconteceu o finado Akatsuki no Tyrant aí sim é preciso desconfiar de cancelamento. Mas até então Nanoha parece estável.
SITUAÇÃO: Aparentemente Seguro.

20. Zettai Karen Children: Zettai pode não ter mais a força que tinha na segunda metade da década de 2000, mas mantém uma base de leitores satisfatória o bastante pra vender mais que muitos mangás mais recentes, como Nanoha, Hatsukoi Zombie e Tenshi no Akuto!!
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

21. Fureru to Kikoeru: Não há dúvidas de que Fureru vai ser cancelado. Aliás só há uma dúvida: em qual edição o mangá acaba. Mas não deve demorar muito tempo, já que os primeiros volumes dos quatro novatos mais recentes foram lançados nessa sexta-feira (16) e a Sunday já deve ter planejado a próxima leva.
SITUAÇÃO: Cancelado. 

22. Akatsuki no Tyrant: Fim da linha para o mangá de judô. Apesar da fé dos editores no sucesso de Akatsuki, os leitores não foram convencidos e os resultados das vendas dos volumes foi insatisfatório. Olhando pelo lado meio cheio, Akatsuki ao menos durou quase um ano (mais de 40 capitulos). Bem, só resta desejar boa sorte ao autor em sua próxima empreitada.
SITUAÇÃO: CANCELADO! 

Bem, pessoal, esse é o fim da análise da edição #42 da Weekly Shonen Sunday. Mas antes de me despedir, fiquem com as fotos da Erika Karata que foram publicadas nessa edição.








Agora sim...
Até a próxima!



0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...