quarta-feira, 7 de setembro de 2016

TOC #41 da Weekly Shonen Magazine (2016)

Capa Física: Suzu Hirose

Olá para vocês, caros leitores do Fênix no Sekai. Aqui é o Diego Felipe e trago até vocês a análise da edição #41 do ano de 2016 da Weekly Shonen Magazine.

Para quem possui dúvidas sobre o que é uma TOC (Table of Contents) e como ela funciona sugiro lerem a matéria do Ivo sobre as TOCs, que pode ser conferida clicando nesse link.

Capa Digital: Fairy Tail

O índice da edição pode ser conferido logo abaixo.


TOC #41 DA WEEKLY SHONEN MAGAZINE (2016):
Suzu Hirose (Capa Física)
Fairy Tail (Capa Digital, Páginas Coloridas Principais)
01. Fuuka
02. Vector Ball
03. Seitokai Yakuindomo (Capítulo Duplo)
04. Daiya no Ace - Act II
05. Nanatsu no Taizai
06. Yamada-kun to 7-nin no Majo
Real Account (Página Colorida, 25 pg.)
Mononote ~Edo Shinobi Kagyou~ (Pré-Rank, 4º Capítulo)
07. Acma:Game
Tejina-Senpai (Capítulo Especial da Young Magazine)
08. Area no Kishi
09. Enen no Shouboutai
10. Kamisama no Iuutori Ni
Hoshino、Me o Tsubutte。(Página Colorida, 25 pg.)
11. Ahiru no Sora
12. Hajime no Ippo
13. Dr. Prisoner
14. Koisuru Suizoku-man
15. Domestic na Kanojo
16. Days
17. Kono Ken ga Tsuki o Kiru
18. Baby Steps
19. Kindaichi Shounen no Jikenbo R
20. Tsurezure Children


PRÉVIA DA TOC #42 DA WEEKLY SHONEN MAGAZINE (2016):
- CAPA FÍSICA: Saito Asuka
- CAPA DIGITALPÁGINA COLORIDA PRINCIPAL: Fullback Dan (por Keisuke Matsuoka, autor de Bannō Kanteishi Kyū No)
- PÁGINA COLORIDA: Dr. Prisoner (25 pg.)

TOC INDEFINIDA (2016):
NOVO MANGÁ: nome não-definido (por Yoshitoki Ooima, autora de Koe no Katachi)

Índice da Revista

MANGÁS NÃO-RANQUEADOS:
  • Lembrete 01: A capa física da edição foi estampada pela atriz e modelo Suzu Hirose. Nesse ano ela já havia estampado a capa física das edições #16 e #22/23 da Shonen Magazine, além da edição #18 da concorrente Weekly Shonen Sunday.
  • Lembrete 02: O mangá Seitokai Yakuindomo ganhou capítulo duplo mas continua sendo ranqueado nessa edição.
  • Lembrete 03:  O mangá Koisuru Suizoku-man já está sendo ranqueado.
  • Lembrete 04 : Não tivemos nenhum mangá ausente nessa edição.


Fairy Tail: Nesta edição o pilar Fairy Tail recebeu a capa digital e as páginas coloridas principais. O mangá completou 10 anos de publicação esse ano e a obra continua sendo uma das mais populares do plantel.
SITUAÇÃO: Intocável, só será encerrado naturalmente.

Real Account: O mangá continua em situação favorável e sem riscos de cancelamento. No entanto é válido frisar que não vem se mostrando uma obra muito rentável por ora (o que não significa que não tenha apoio dos editores, pelo contrário).
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.


Página Colorida Principal: Fairy Tail
Mononote ~Edo Shinobi Kagyou~: O mangá novato tem como autor Reiji Miyajima, o mesmo de AKB49 - Renai Kinshi Jourei. Os editores demonstrar estar confiantes na boa recepção de Mononote, dando a obra muitas páginas extras em seu início, dando ao autor uma melhor oportunidade de desenvolver a obra ainda em seus capítulos iniciais. No entanto, só o tempo dirá se a confiança dos editores terá valido a pena e se o mangá conseguirá fazer sucesso.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

Tejina-Senpai: Capítulo especial (que só totalizou quatro páginas) de um mangá publicado na Weekly Young Magazine. A sinopse da obra (segundo o MangaHost) é a seguinte: o personagem principal  descobre que sua escola exige que ele se junte a um clube e durante sua busca relutante ele se depara com Tejina-senpai tentando fazer truques de mágica em sua sala do clube. Tejina-senpai tem um enorme medo do palco, todavia, e agora que ela tem audiência e suas tentativas são simplesmente cômicas. A obra , que mescla comédia e ecchi, era traduzida para a língua portuguesa pela Crimson Scans, que fechou há pouquíssimo tempo e passou o bastão desse mangá para a Nêmesis Scanlator.

Hoshino、Me o Tsubutte。: Hoshino nessa edição ganhou página colorida, pra ajudar na divulgação de seu novo volume. O mangá precisa de vendas melhores em seu segundo volume se quiser se firmar na revista. Seu primeiro volume saiu junto com o de Vector Ball e ambos não tiveram um desempenho bom em vendas, embora Vector Ball tenha boas chances de seguir no plantel (pelo menos melhores que as de Hoshino aparentemente). É torcer para que as coisas melhores no segundo volume.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

Página Colorida: Fairy Tail

TOP 10

01. Fuuka: O anúncio do anime de Fuuka veio em um momento bom para o mangá. É a chance da obra, que já vende bem, ter seu rendimento expandido caso o anime faça sucesso. A julgar pelo histórico de adaptações das obras anteriores do autor Kouji Seo o panorama pode não parecer tão otimista assim para o anime de Fuuka ser bem-sucedido. Mas ainda está muito cedo pra desconfiar das chances do anime de Fuuka, afinal sequer saíram ainda detalhes como a staff, dubladores, estúdio ou mesmo previsão de estreia.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

02. Vector Ball: Apesar do rendimento aquém do esperado no primeiro volume é possível que Vector Ball consiga se estabilizar na revista. Mas isso dependerá do desempenho das vendas do segundo volume. Se as vendas forem inferiores pode ser complicado para a obra se manter. Porém se forem maiores pode ter chance de permanecer no plantel (pelo menos a curto prazo).
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

03. Seitokai Yakuindomo: Nessa edição o gag mangá veterano Seitokai Yakuindomo novamente veio a receber o privilégio de ter dois capítulos publicados numa mesma edição. A obra por enquanto não vem sentindo o peso da idade e consegue manter um bom espaço e um bom nível de relevância no plantel.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

04. Daiya no Ace - Act II: A continuação de Daiya no Ace continua mostrando a grande força que o mangá construiu ao longo do tempo. É um dos mangás mais importantes e queridos atualmente da revista.
SITUAÇÃO: Intocável, só será encerrado naturalmente.

05. Nanatsu no Taizai: Nanatsu é uma das obras mais rentáveis não só da Weekly Shonen Magazine como da editora Kodansha, que aliás já está se planejando para lidar com o fim de Shingeki no Kyojin, que também tem uma rentabilidade altíssima. A minissérie animada de quatro episódios anunciada já está sendo televisionada.
SITUAÇÃO: Intocável, só será encerrado naturalmente.

Página Colorida: Real Account

06. Yamada-kun to 7-nin no Majo: Apesar do anime mal-sucedido que recebeu em 2015 o rendimento atual de Yamada-kun ainda é satisfatório. Não quer dizer que o mangá tem garantia de ficar um tempo muito mais longo na revista mas sim que tem tempo o bastante para a autora seguir desenvolvendo bem a obra e encerrar o mangá de forma satisfatória para os leitores.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

07. Acma:Game: Não seria erro dizer que Acma:Game é o mangá estável menos rentável (ou pelo menos um dos menos rentáveis) da Weekly Shonen Magazine. Mas o desempenho de Acma:Game nas vendas dos volumes consegue ser superior a obras de outras revistas da editora Kodansha, como Tomodachi Game (da Bessatsu Shonen Magazine).
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

08. Area no Kishi: Em 2012 o anime de Area no Kishi não fez sucesso, mas anos depois o fracasso do anime não pesou para que Area no Kishi se mantivesse firme... Mas aí fica a pergunta: será que o outro mangá de futebol da Magazine, Days terá mesmo o mesmo destino de Area no Kishi? Isto é, será que Days terá um rendimento estável e muito chão pela frente mas o anime terá sido mal-sucedido? Como sempre digo: só o tempo dirá. Voltando a focar em Area no Kishi, essa obra consegue vender mais de 100 mil cópias por volume em média, feito relevante demais na Shonen Magazine.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

09. Enen no Shouboutai: Dos novatos que saíram recentemente na Shonen Magazine é o que alcança o maior rendimento até agora. A obra completará um ano de publicação na revista com um saldo bem promissor para mais adiante.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

10. Kamisama no Iuutori Ni: Com uma média superior a 100 mil cópias vendidas por volume é bastante claro que a continuação de Kamisama no Iutoori está numa situação bem favorável, o que dá um clima profissional mais tranquilo para o autor trabalhar e desenvolver o mangá.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Página do capítulo especial de Tejina-Senpai

MEIO DE TABELA

11. Ahiru no Sora: Mangá de basquete veterano e com um bom rendimento mesmo sem ter seu potencial comercial explorado, algo que pode até não ser por falta de visão comercial dos editores mas vontade do autor, que, reza a lenda, chegou a recusar duas propostas de anime por causa de um possível final filler.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

12. Hajime no Ippo: Ippo como sempre em situação estável, tendo um número bom de vendas. Isto é. apesar da queda nas vendas dos volumes que sofreu ao longo do tempo (são 27 anos de publicação, algo difícil de ser alcançado), vende mais que muitos novatos promissores, como Enen, e veteranos, como Area no Kishi.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

13. Dr. Prisoner: Em comparação com Kono Ken ga Tsuki o Kiru, dá pra dizer que a situação esperada para o lançamento do primeiro volume de Dr. Prisoner é um pouco mais otimista, o que não necessariamente garante que Dr. Prisoner será um sucesso ou mesmo que tenha rendimento maior que Kono Ken. Mas é claro, Dr. Prisoner começou com uma recepção otimista e irá ganhar página colorida na próxima edição (provavelmente para divulgar o lançamento do primeiro volume).
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

14. Koisuru Suizoku-man: Gag mangá que, como já fora lembrado em análises anteriores, estreou sem alarde algum em comparação com as antecipadas Dr. Prisoner e Mononote (que já estrearam), além de Fullback Dan, que estreia na próxima edição. Provavelmente os editores não estão otimistas com Koisuru quanto estão com outros novatos.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

15. Domestic na Kanojo: Obra de Kei Sasuga, o mangá DomeKano (como Domestic no Kanojo também é conhecido) apresenta um bom desempenho nas vendas dos volumes e está estável na Weekly Shonen Magazine.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.


Página Colorida: Hoshino、Me o Tsubutte。


BOTTOM

16. Days: Infelizmente o anime de Days não parece estar gerando um aumento nas vendas dos volumes do mangá ou dando grande lucratividade, pelo menos por enquanto. No entanto, o (aparente) desempenho aquém do esperado não deve prejudicar a situação confortável que o mangá se encontra atualmente.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

17. Kono Ken ga Tsuki o Kiru: O novato ainda está a procura de estabilização. A premissa de um mangá na época samurai (pelo menos é isso que aparenta ser a temática de Kono Ken) é promissora mas ainda é preciso de mais tempo para saber se comercialmente o mangá fará sucesso. Por enquanto parece que a situação está mais otimista para Dr. Prisoner.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

18. Baby Steps: O mangá de tênis continua sendo muito popular e muito rentável entre os leitores da Shonen Magazine. Não a toa a obra ganha páginas coloridas ou capas digitais com frequência. Também não a toa Baby Steps tem um dorama televisivo sendo televisionado (estreou em 22 de julho no Japão).
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

19. Kindaichi Shounen no Jikenbo R: Uma das continuações da marcante franquia Kindaichi Shounen no Jikenbo. Jikenbo R não deixa a desejar o desempenho rentável de suas antecessoras, tanto que as duas temporadas do anime de Jikenbo R foram bem de audiência. Uma terceira temporada não está descartada (lembrando que a segunda temporada foi ao ar um ano após o fim da primeira).
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

20. Tsurezure Children: Pela segunda vez seguida encerrando a revista. Tsurezure tem boas vendas e dificilmente será cancelado. Aliás, se vosso autor não se engana, o mangá consegue vender até um pouco mais que Acma:Game.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Comentários dos Autores (em japonês)

Bem, pessoal, assim termina a análise da edição #41 da Weekly Shonen Magazine.
Até a próxima!



0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...