sábado, 3 de setembro de 2016

TOC #40 da Weekly Shonen Sunday (2016)

Capa: Gin no Saji
Olá para vocês, galera que acompanha o Fênix no Sekai. Aqui é o Diego Felipe e trago até vocês mais uma análise de edição da Weekly Shonen Sunday.

Para quem possui dúvidas sobre o que é uma TOC (Table of Contents) e como ela funciona sugiro lerem a matéria do Ivo sobre as TOCs, que pode ser conferida clicando nesse link.

A Table of Contents está logo abaixo.


TOC #40 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2016):
Gin no Saji (Capa)
01. Amano Megumi wa Suki Darake!
02. Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari
03. Hatsukoi Zombie
04. Major 2nd
05. Maou-jou de Oyasumi
Dagashi Kashi (Página Colorida Principal)
06. Detective Conan
07. Souboutei Kowasubeshi
08. Keijo!!!!!!!!
09. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。
10. Komi-san wa、Komyushou Desu。
Birdmen (Página Colorida, Mangá Mensal, 37 pg.)
11. Kyoukai no Rinne
12. Oni wo Tadorite Ikuseisou
13. Tokiwa Kitareri!!
14. Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto
15. Denpa Kyoushi
16. Tenshi to Akuto!!
17. Joujuu Senjin!! Mushibugyo
18. Zettai Karen Children
19. Hayate no Gotoku!
20. Fureru to Kikoeru
21. Akatsuki no Tyrant
Sunday Hikagaku Kenkyujo (Nunca é Ranqueado)
- AUSENTES: Be Blues! e Magi
- EM HIATO: Arata Kangatari (sem previsão de retorno), Saike Mata Shite mo (retorna na próxima edição), Ad Astra Per Aspera (parte 01 finalizada, sem previsão de retorno)


PRÉVIA DA TOC #41 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2016):
- CAPA: Risa Watanabe & Hirate Yurina & Yuuka Sugai
- PÁGINA COLORIDA PRINCIPAL: Hatsukoi Zombie
- PÁGINA COLORIDA: Saike Mata Shite mo (22 pg.)
- ONE-SHOT: Exo Banpo Cystia, por Takahiro Arai, autor de Cirque du Freak (16 pg.)
- AUSENTES: Hayate no Gotoku!, Detective Conan, Nanoha Yougashi-ten no Ii Shinto e Zettai Karen Children
- EM HIATO: Arata Kangatari (sem previsão de retorno) e Ad Astra Per Aspera (parte 01 finalizada, sem previsão de retorno)

Índice da Revista

MANGÁS NÃO RANQUEADOS / AUSENTES

Gin no Saji: Olha só quem está de volta... o pilar Gin no Saji. A obra ficou um bom tempo em hiato, tendo pouquíssimos capítulos sendo lançados em menos de um ano. Mas o importante é que Gin no Saji, que já está em reta final, está de volta.
SITUAÇÃO: Intocável, encerra em breve.

Dagashi Kashi: Gag mangá com um ótimo rendimento para os padrões da revista (vende por volta de 250 mil cópias por volume em média). Dagashi ainda tem muita lenha pra queimar na revista.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

Birdmen: Com o fim de Imawa no Kuni no Alice e o hiato (isto é, fim da primeira parte) de Ad Astra Per Aspera só dois mangás mensais tem sido publicados na revista: Birdmen e Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai. Por enquanto Birdmen vai se mantendo numa situação tranquila na revista.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Sunday Hikagaku Kenkyujo: Mangá de comédia curta que sempre fica em último na ordem de leitura da revista. Por enquanto parece que a obra vai ficar por um tempinho. Não quer dizer necessariamente que está tendo sucesso mas por enquanto a obra parece que será mantida.
SITUAÇÃO: Aparentemente Seguro.

Be Blues!: Ausente nessa edição, Be Blues! é um mangá de futebol com bons números nas vendas de volumes. Não se descarta que ganhe um anime mais pra frente (a frente de capítulos do mangá já é boa, pois são cinco anos de publicação).
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Magi: Também ausente nessa edição. É um dos mangás mais rentáveis da revista mesmo já não estando mais em seu auge. Está perto de seu fim (ou seja, deve ser encerrado ainda em 2017). Quando for finalizado fará muita falta no plantel.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

Saike Mata Shite mo: Após mais uma pausa (inclusive nessa edição) Saike Mata Shite mo vai estar de volta na próxima edição, com direito a página colorida (na verdade Saike sempre recebe uma quando volta de uma pausa).
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Arata Kangatari: Agora Arata Kangatari é, pelo menos por ora, o único mangá da Sunday em hiato. Não se sabe quando sairão mais capítulos desse mangá.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento em caso de lançamento de capítulo.

Ad Astra Per Aspera: Mangá mensal cuja primeira parte foi encerrada recentemente. Pra quem não sabe ou lembra o autor é Kenjiro Hata, o mesmo de Hayate no Gotoku!. 
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Página Colorida: Dagashi Kashi


TOP 10

01. Amano Megumi wa Suki Darake!: A transferência de Amano Megumi da Shonen Sunday Super por ora vai se mostrando um acerto, uma vez que o mangá consegue ter vendas, no mínimo, razoáveis para os padrões da Shonen Sunday.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

02. Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari: Dos mangás que estrearam recentemente e ainda não tiveram o primeiro volume lançado é o que mais recebe posições elevadas na ordem de leitura, o que implica que as expectativas dos editores com Aozakura é alta, embora isso não necessariamente o põe acima dos outros novatos.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

03. Hatsukoi Zombie: A grande surpesa positiva da edição. Essa é a posição mais alta (tanto na ordem de leitura quanto na ordem de mangás ranquáveis) que Hatsukoi recebeu em edições que não ganhou páginas coloridas. Falando em páginas coloridas, na edição que vem Hatsukoi irá receber as páginas coloridas principais. Então, Zombie pode não ser um mangá tão rentável ou com vendas sensacionais (na verdade o mangá nem no Ranking Semanal Oricon aparece) mas a boa recepção e o aumento breve nas vendas do volume mais recente ajudam a obra a se manter por um pouco mais de tempo.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

04. Major 2nd: Dos mangás que passaram a ser lançados a partir de 2015 Major 2nd vai se mostrando o mais promissor até aqui, já demonstrando força para se expandir a cada novo volume lançado e com boas chances de ter um grande aumento nas vendas caso venha a receber um anime. Mas vale lembrar que ainda vai demorar um bom tempo pra Major 2nd ganhar alguma adaptação animada, uma vez que o mangá por ora só tem pouco mais de um ano de tempo de publicação.
SITUAÇÃO: Muito Seguro.

05. Maou-jou de Oyasumi: Gag mangá que por enquanto também tem recebido posições boas na ordem de leitura (o que não quer dizer nada, Akatsuki no Tyrant em seu início aparecia quase sempre na primeira metade na ordem de leitura e agora está perto de ser cancelado). Maou-jou é uma obra protagonizada por uma princesa sonolenta que foi sequestrada por um Rei Demônio.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

Página Colorida: Dagashi Kashi

06. Detective Conan: Sim, senhoras e senhores, nessa edição o grande pilar ficou apenas em oitavo na ordem de leitura (sexto nos mangás ranqueados). O gigante foi à lona, é o fim dos tempos. Se preparem para o Apocalipse. Piadas à parte, é apenas uma posição um pouco mais baixa de Conan e nada demais. O mangá é o mais rentável da revista atualmente (as vendas iniciais de seu volume mais recente estão sendo até melhores que a do volume novo de Nanatsu no Taizai, da concorrente Shonen Magazine).
SITUAÇÃO: Intocável, sem previsão provável de encerramento.

07. Souboutei Kowasubeshi: Souboutei por enquanto vai se mostrando o novato com melhor rendimento lançado em 2016. O primeiro volume de Souboutei provavelmente já alcançou a marca de mais de 150 mil cópias vendidas, um bom número já que pouquíssimos mangás recentes conseguem ter um rendimento realmente alto. 
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

08. Keijo!!!!!!!!: Dando um pulo do gato na ordem de leitura e com um anime prestes a estrear fica a esperança de que pelo menos as vendas dos volumes de Keijo!!!!!!!! tenham um bom aumento. O mangá é popular (ainda que de forma moderada) e deve se manter por mais um bom tempo ainda. 
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

09. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。: Hiiragi-sama já deve ter alcançado a marca de 60 mil cópias vendidas em seu primeiro volume. Não chega a ser muito mas é mais que suficiente para se manter na revista. 
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

10. Komi-san wa、Komyushou Desu。: Outro gag mangá que estreou recentemente. O one-shot de Komi-san foi lançado numa competição de one-shots que foi lançada na revista em 2015 (parecida com a Gold Future Cup que acontece na Weekly Shonen Jump). Komi-san foi bem-recepcionado o bastante para ser serializado. Por enquanto a recepção se mostra positiva mas é cedo para garantir que a Komi-san se estabilizará.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

Página Colorida: Birdmen


MEIO DE TABELA

11. Kyoukai no Rinne: O mangá da grande veterana Rumiko Takahashi continua na mesma, tendo vendas satisfatórias e assegurado no plantel. Na verdade mesmo com a segunda temporada do anime a estadia de Rinne na revista não tem sido muito agitada esse ano.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

12. Oni wo Tadorite Ikuseisou: Dos novatos que estrearam recentemente é o que recebe posições mais baixas na ordem de leitura, o que é relativamente curioso por aparentemente se tratar de um battle shounen. No entanto é preciso lembrar que as posições na ordem de leitura nem sempre refletem a situação de um mangá (vide Tokiwa Kitareri!! que vende mais que muitos mangás da revista e fica constantemente em posições medianas) e o fato é que Oni wo Tadorite apenas iniciou sua trajetória. Para saber se essa trajetória será longa ou não é preciso ver como serão as vendas dos volumes.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização.

13. Tokiwa Kitareri!!: Tokiwa está definitivamente fincado no meio de cada edição da revista. O mangá vende bem, isto é, vende mais que muitos mangás da revista atualmente. Porém com o grande foco nos novatos, Tokiwa tem ficado pra escanteio pelo menos com relação a ganhar páginas coloridas. 
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

14. Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto: Gag mangá do mesmo autor de The World God Only Knows, Nanoha por ora permanece em situação estável. A obra vai mantendo a boa recepção que conseguiu em mais de um ano de publicação.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

15. Denpa Kyoushi: Com a estreia de vários novatos Denpa ficou um pouco mais de lado. Mas a situação do mangá protagonizado pelo professor otaku ruivo ainda é bem estável, com vendas satisfatórias. Inclusive o anime que a obra recebeu ano passado, apesar de ter deixado a desejar quanto à qualidade da animação, foi muito bem de audiência.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

16. Tenshi to Akuto!!: Tenshi é uma obra que varia muito suas posições na ordem de leitura e que se mantém estável na revista mesmo com vendas razoáveis. Tenshi está seguro no plantel e não raramente ganha páginas coloridas.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Página Colorida: Birdmen


BOTTOM

17. Joujuu Senjin!! Mushibugyo: Mais uma vez pegando uma posição baixa na ordem de leitura, Mushibugyo perdeu espaço com relação aos tempos anteriores. Mas ainda mantém sucesso o bastante para ter resultados satisfatórios/razoáveis nas vendas de volumes e atrair uma boa quantidade de leitores.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

18. Zettai Karen Children: Zettai já é publicado há mais de uma década e seus volumes ainda conseguem vender perto de uma média de pelo menos umas 60 mil cópias por volume, algo bom para a situação da revista atualmente. Zettai pode ficar raramente colocado em posições altas na ordem de leitura mas ainda assim atrai muitos leitores e vira e mexe ganha página colorida.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

19. Hayate no Gotoku!: Hayate possivelmente não irá continuar por um período maior do que dois anos. Não porque a obra venda mal, pelo contrário, mas sim porque a reta final do mangá já está se aproximando. O mangá tem boas chances de ser encerrado ainda em 2017. 
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

20. Fureru to Kikoeru: A vida não está fácil para Fureru. Aliás, dá até pra afirmar com pouquíssimos riscos de erro que Fureru está perto de ser cancelado. Apesar da premissa interessante o mangá não convenceu na revista e deve ser finalizado em breve.
SITUAÇÃO: Em risco, com chances altíssimas de ser cancelado.

21. Akatsuki no Tyrant: Outro que está só esperando o tempo passar pra ser encerrado. Pelo menos esse pode dizer que conseguiu sobreviver por quase um ano. Apesar de um início que parecia promissor para Akatsuki, o mangá acabou não indo bem nas vendas dos volumes e sua recepção decaiu. Moral da história: está perto de ser cancelado.
SITUAÇÃO: Em risco, com chances altíssimas de ser cancelado.


Bem, pessoal, assim se encerra mais uma análise de TOC da Weekly Shonen Sunday.
Até a próxima!



0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...