quarta-feira, 20 de julho de 2016

TOC #34 da Weekly Shonen Sunday (2016)

Capa: Hello Project Jisedai Ace
Olá para vocês, leitores do Fênix no Sekai. Aqui é o Diego Felipe e trago a vocês mais uma análise de TOC da Weekly Shonen Sunday. O índice acabou vazando mais cedo então decidi analisar essa edição da Sunday antes da edição da Weekly Shonen Magazine.

Trazendo novamente uma análise dessa vez sem atraso mas danem-se os atrasos, quero logo avisar que esse post será mais informal e descontraído. Trata-se de uma homenagem à análise da TOC #34 da Weekly Shonen Sunday de 2015. Essa análise de TOC (lançada em 29 de julho de 2015) foi a primeira análise de TOC lançada no blog. A autora da matéria foi a Jin, que havia adotado um estilo mais boca suja cômico para analisar aquela bagaça edição.

Embora eu seja péssimo pouco eficaz em criar um texto humorístico e descontraído quis fazer algo nesse estilo pelo menos pra descontrair um pouco, como uma experiência breve. Mas na próxima edição volto a escrever as análises normalmente.

Bem, como diria a Jin... Vamos ao que interessa:


TOC #34 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2016):
Hello Project Jisedai Ace (Capa)
Tenshi to Akuto!! (Página Colorida Principal)
01. Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari
02. Major 2nd
03. Komi-san wa、Komyushou Desu。
04. Detective Conan
05. Oni wo Tadorite Ikuseisou
06. Hatsukoi Zombie
Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。(Página Colorida)
07. Maou-jou de Oyasumi
08. Be Blues!
09. Souboutei Kowasubeshi
10. Amano Megumi wa Suki Darake!
11. Magi
12. Dagashi Kashi
13. Denpa Kyoushi
14. Joujuu Senjin!! Mushibugyo
15. Hayate no Gotoku!
16. Kyoukai no Rinne
17. Tokiwa Kitareri!!
18. Akatsuki no Tyrant
19. Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto
20. Zettai Karen Children
21. Fureru to Kikoeru
Sunday Hikagaku Kenkyujo (Nunca é Ranqueado)

AUSENTE: Keijo!!!!!!!!
EM PAUSA: Saike Mata Shite mo
EM HIATO: Arata Kangatari e Gin no Saji


Passando o índice, vamos pras obras não-ranqueadas que são de certa forma o começo da análise, não é mesmo?


OBRAS NÃO-RANQUEADAS / AUSENTES

Tenshi to Akuto!!: Tenshi no Akuto!! ganhou a página colorida principal da edição... Um lembrete: na análise #34 esse mangá ficou na sua pior posição até então. Mas não foi uma queda de popularidade, quer dizer, a obra não vende muito mas tá em situação estável. E tenho dito!
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。: Com volume sendo lançado e em busca de maior estabilidade, a recepção crítica desse mangá é animadora por enquanto... É torcer pra essa recepção se converter em vendas de volumes. Os editores estão esperançosos com isso.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização... Olha o volume saindo, minha gente!

Sunday Hikagaku Kenkyujo: Gag mangá que tá sempre fechando a revista. Nunca é ranqueado e vive em último igual o América Mineiro no Campeonato Brasileiro de Futebol. Por um lado poderia dizer que por ser um gag mangá de encerramento estaria seguro, certo? Mas ano passado tinhamos Oiishi Kamishama, gag mangá colorido do autor de Great Teacher Onizuka, que encerrava a revista. A obra só durou mais ou menos um ano na Shonen Sunday, provavelmente por vontade do autor. Mas de qualquer forma não era uma obra muito rentável. E se algum gag mangá curto da Sunday se mostrar mais rentável de Kenkyujo e Kenkyujo não vender bem... É, nem queiram imaginar o que vai rolar com Kenkyujo se não vender pelo menos um pouquinho bem.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização (a vida não é mole na Sunday nem pra quem fecha a revista, meus amigos).

Keijo!!!!!!!!: Mangá com anime previsto provavelmente pra outubro. Não vende muito mas vende o bastante para se manter estável no plantel. O anime deve expandir a popularidade da obra (ou não).
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento (Brace Yourselves... The Anime Is Coming).

Saike Mata Shite mo: Tava demorando mas o autor Tsubasa Fukuchi voltou a dar uma pausinha no mangá... Não são pausas abruptas mas sim planejadas, o mangá é contado em partes. Ele deve voltar em não muito tempo, caros leitores. Na verdade a última sequência de capítulos foi maior que o esperado.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento (quando voltar)

Arata Kangatari: Diferente do que informei a autora de Arata Kangatari chegou a lançar capítulos após 2013... Mas não foram muitos, talvez dê pra contar nos dedos. Por que a autora não volta de vez com o mangá, você deve estar se perguntando... Bom, só ela e os editores devem saber bem o porquê, já que ela não está inativa.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento (pelo menos quando sai algum capítulo).

Gin no Saji: Era um dos pilares da revista mas seus hiatos recentes o fizeram perder o posto por tempo considerável. A autora está se dedicando ao mangá de Arslan Senki (na Bessatsu Shonen Magazine, da concorrente Kodansha) e deve demorar a voltar a lançar capítulos de Gin no Saji,
SITUAÇÃO: Muito Seguro (Pode ser finalizado mais pra frente, quando sair do hiato)


Agora vamos às posições ranqueadas.


TOP 10:

01. Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari: Nessa edição Aozakura recebeu uma ótima posição no índice da revista, deixando-o mais em destaque para atrair novos leitores. A recepção inicial do mangá parece estar muito boa.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização... Boa sorte!

02. Major 2nd: Mesmo eu já tendo falado muitas vezes da chance de expansão dessa obra, o fato é que Major 2nd não dispensa apresentações, pelo menos considerando que é a obra com mais chances de expansão (sim, vocês já leram isso), vendendo uma média de 300 mil cópias por volume (sim, vocês também já leram isso).
SITUAÇÃO: Muito Seguro (e põe seguro nisso, a Sunday deve estar feliz da vida com esse mangá).

03. Komi-san wa、Komyushou Desu。: O gag mangá aparentemente começou bem, pegando boas posições... Mas é cedo pra comemorar. Quem já leu a análise da TOC #34 de 2015, por exemplo, pode ver que a Sunday tinha vários gag mangás como Lettuce 2-ko Bun no Suteki, Rion-san, Meiwaku Desu。, Sensou Gekijou e Oiishi Kamishama. (bons tempos aqueles...) que hoje nem estão mais na revista. Outro exemplo é que na mesma edição And-Pair ficou em primeiro lugar... E vocês já notaram que And-Pair já tá cancelado, não é?
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização... Boa sorte pra você também!

04. Detective Conan: Mais uma posição de destaque do mangá que manda nessa bagaça Conan... Sejamos francos, caros leitores, alguém aqui tá esperando ver Conan ser colocado abaixo da 10ª posição? Isso não rola nem por decreto na ordem de leitura mesmo, quanto mais nas posições ranqueáveis. E mesmo que isso um dia venha a acontecer o mangá é o grande pilar da revista toda, então a quantidade de leitores será enorme de qualquer forma.
SITUAÇÃO: Intocável, só será encerrado naturalmente (os editores nem querem sonhar com isso).


05. Oni wo Tadorite Ikuseisou: Outro novato que também estreou recentemente como uma aposta da Shonen Sunday... A revista lançou vários novatos recentemente então fica a torcida pra no meio desses mangás sair uma obra bem rentável.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização... Outro que merece um "boa sorte"!

06. Hatsukoi Zombie: E pensar que na estreia nem deram capa pra esse mangá... Mas pelo menos ganhou umas páginas coloridas principais. Os editores devem estar satisfeitos com a obra, já que em comparação ao seu início ela ganhou maior destaque e é colocada em posições boas na ordem de leitura. É, quem gosta desse mangá pode ficar sussa na montanha russa tranquilo. A obra não vende muito (como um monte de mangá dessa revista) mas continua agradando por ora.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento (vai ter Zumbi do Primeiro Amor até o talo).

07. Maou-jou de Oyasumi: Outro novato que está em busca de firmação na revista e que parece ter começado com uma boa recepção inicial... Mas agora a tarefa é manter a boa recepção e, caso consiga manter, convertê-la em vendas (a frase é repetitiva mas o objetivo vai ser esse mesmo).
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização... Haja "boa sorte" pra tanto novato!

08. Be Blues!: Mangá de futebol que está de boa na lagoa em situação estável, vendendo 40 mil cópias por volume em apenas uma semana (uma boa média, sendo que a maioria dos mangás em uma semana vende 20 mil)
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento (Cadê o anime?)

09. Souboutei Kowasubeshi: Dos novatos que estrearam esse ano na revista este, do autor de Ushio to Tora, foi anunciado com mais pompa. As expectativas para as vendas da Sunday estão bem positivas e a torcida é que a obra se mostre rentável.
SITUAÇÃO: Em busca de estabilização. Vamos torcer pra vender bem.

10. Amano Megumi wa Suki Darake!: A obra pode até não ser um fenômeno de vendas mas foi um baita dum achado dos editores da Shogakukan. O mangá em uma semana chegou a vender quase o mesmo que Tokiwa Kitareri!!. Para se ter uma ideia, esse ecchi tá mais garantido no plantel que Hatsukoi Zombie, que como disse acima tá suave na nave seguro.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.


MEIO DE TABELA:

11. Magi: Magi já está em seu arco final mas deve demorar um tempo pra ser finalizado. Ainda é um dos pilares da revista e apesar da queda nas vendas ainda é uma obra bem rentável. Enfim, uma posição fora do Top 10 mas que em nada deve pesar para a situação da obra. Na verdade mesmo que Magi dê as caras no bottom não estará ameaçado.
SITUAÇÃO: Muito Seguro (a Sunday vai precisar se mexer pra achar um substituto quando esse acabar).

12. Dagashi Kashi: Passou a ter ranqueamentos menores mas nada demais. Afinal, o mangá vende 250 mil cópias por volume no mínimo. Pra um gag mangá isso já seria um ótimo resultado mas pra Shonen Sunday isso é uma ótima notícia, já que a Sunday ainda está em busca de um milagre daqueles mangás muito rentáveis que ajudem a conter a crise.
SITUAÇÃO: Muito Seguro (e põe seguro nisso).

13. Denpa Kyoushi: Saiu da jaula o monstro do bottom Denpa. O mangá passou a pegar posições mais baixas, mas isso não é um mau sinal ou motivo pra preocupação. A obra ainda vende bem pros padrões da revista (em se tratando da Shonen Sunday isso não é tão animador assim, sendo franco) e os leitores ainda desfrutam da leitura da obra.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento

14. Joujuu Senjin!! Mushibugyo: Mushibugyo ainda tem uma quantidade razoável de leitores e apesar das queda seu nível de vendas ainda é o suficientemente bom para o plantel. A obra não tem mais tanto espaço, claro... Mas o mais provável é que só acabe por decisão do autor.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento (mas mais pra frente vai ter que acabar).

15. Hayate no Gotoku!: Na edição #34 de 2015 Hayate pegou uma posição no Top 5... Um milagre acontecimento desses não é muito comum nas edições da Sunday de 2016. Mas o mangá está em situação estável, tendo o autor já anunciado que a obra estaria entrando em sua reta final. Um detalhe: Hayate não ganha páginas coloridas há mais de 8000 várias edições.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento (e vai acabar naturalmente).

16. Kyoukai no Rinne: Rinne pode ter vendas razoáveis, mas a tendência é que a obra continue o tempo que a consagrada diva poderosa rainha Rumiko Takahashi decidir que deve continuar (Takahashi rules). E a segunda temporada do anime está em exibição, caros leitores...
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.


BOTTOM: 

17. Tokiwa Kitareri!!: Na edição #34 de 2015, Tokiwa pegou sua pior posição ranqueável (13ª posição) e estava fora do bottom... Na edição #34 de 2016 tá no 17º lugar, no bottom, e nem foi seu pior ranqueamento. Saudades, 2015. Mas o mangá tem vendas boas pra chuchu para os padrões da revista e sua situação é estável, podendo até ganhar um anime. Tá certo que tem pego uma sequência de posições medianas, mas as vendas contribuem para sua estabilidade. Além do mais, se Keijo!!!!!!!!, obra menos rentável, está estável, Tokiwa também vai se manter.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento (mas vivendo em posições medianas/baixas).

18. Akatsuki no Tyrant: Depois de uma página colorida marota na edição passada, Tyrant já está de volta no bottom... Você percebe que Tyrant não tá empolgando tanto quando você vê esse mangá de judô no bottom, depois de ter ganho capa na estreia, uma boa quantidade de páginas coloridas e bons ranqueamentos em seu início... E Hatsukoi Zombie, que não ganhou capa na estreia e não era colocado em posições tão altas em seu começo se firmando no meio da tabela... É claro que não dá pra comparar um mangá de esportes com um de ecchi. Mas talvez em vendas Akatsuki não anime muito.
SITUAÇÃO: Instável, mas não desista de lutar, Akatsuki... E não, não foi um trocadilho com o mangá ser de judô).

19. Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto: Nanoha praticamente passa a cada edição brincando de gangorra variando suas posições. Mas o gag mangá está em situação estável, essas variações são rotina pra obra. É normal ver gag mangás pegarem posições medianas/baixas então não há motivo para pânico grandes preocupações, por enquanto pelo menos.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento.

20. Zettai Karen Children: Zettai é um mangá experiente e que mesmo não estando mais em sua fase mais gloriosa ainda tem um bom público leitor. A obra pega posições baixas mais porque os editores estão focando em destacar os novatos.
SITUAÇÃO: Seguro, sem riscos de cancelamento (mas vivendo em posições medianas/baixas).

21. Fureru to Kikoeru: Fureru não tá com cara de quem vai ter vida longa na revista... Claro, a Shonen Sunday não cancela mangás de imediato, deixando um tempo para publicação. Mas a obra poderia estar em uma situação melhor. É preciso esperar pra ver se Fureru terá um aumento de vendas no segundo volume. Talvez pelo mangá ser mais maduro ele pegue posições mais baixas. Mesmo assim é bom ficar de olho nessa obra, porque ela pode rodar se as coisas não melhorarem.
SITUAÇÃO: Instável, mas não desista de lutar você também, Fureru.


Bem, pessoal, e assim se encerra mais uma análise de TOC da Weekly Shonen Sunday, que na próxima edição volta a ser publicada normalmente e sem esse tipo de texto. Na verdade uma sugestão pra vocês: observar como as formas de análise mais recentes e a forma de análise da primeira TOC analisada aqui. Para ver a TOC #34 de 2015 é só clicar nesse link.
Até a próxima!


0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...