quarta-feira, 22 de junho de 2016

TOC #30 da Weekly Shonen Magazine (2016)

Capa: Mitsuki Takahata

Olá a vocês, queridos leitores do Fênix no Sekai. Aqui quem vos fala é o Diego Felipe e esta é mais uma análise de minhas análises de uma TOC da Weekly Shonen Magazine.

Para quem possui dúvidas sobre o que é uma TOC (Table of Contents)e como ela funciona sugiro lerem a matéria do Ivo sobre as TOCs, que pode ser conferida clicando nesse link.

Bem, a TOC da semana segue abaixo.


TOC #30 DA WEEKLY SHONEN MAGAZINE (2016):
Mitsuki Takahata (Capa)
Nanatsu no Taizai (Página Colorida, Capítulo Duplo, 38 pg.)
01. Yamada-kun to 7-nin no Majo
Dr. Prisoner (Pré-Rank, 4º Capítulo)
02. Seitokai Yakuindomo
Vector Ball (Página Colorida, 27 pg.)
03. Area no Kishi
04. Kamisama no Iuutori Ni
05. Fairy Tail
06. Hoshino、Me o Tsubutte。
07. UQ Holder!
Enen no Shouboutai (Página Colorida)
08. Kindaichi Shounen no Jikenbo R
Kakushigoto (Capítulo Especial da Gekkan Shonen Magazine)
09. Daiya no Ace - Act II
10. Infection
11. Ahiru no Sora
12. Hajime no Ippo
13. Domestic na Kanojo
14. Days
15. Real Account
16. Fuuka
17. Baby Steps
18. Acma:Game
19. Tsurezure Children


PRÉVIA DA TOC #31 DA WEEKLY SHONEN MAGAZINE (2016):
- CAPA: Mai Shiraishi
- PÁGINA COLORIDA PRINCIPAL: Kono Ken ga Tsuki o Kiru (por Horiuchi Atsunori, autor de Baby Worldend)
- PÁGINAS COLORIDAS: Hoshino、Me o Tsubutte。(25 pg.), Yamada-kun to 7-nin no Majo (25 pg.)

PRÉVIA DA TOC #37/38 DA WEEKLY SHONEN MAGAZINE (2016):
NOVO MANGÁ: Mononote ~Edo Sechigara Ninja Kagyou~ (por Reiji Miyajima, autor de AKB49)

PRÉVIA DA TOC #42 DA WEEKLY SHONEN MAGAZINE (2016):
NOVO MANGÁ: Fullback Dan (por Keisuke Matsuoka, autor de Bannō Kanteishi Kyū No)

TOC INDEFINIDA (2016):
NOVO MANGÁ: nome não-definido (por Yoshitoki Ooima, autora de Koe no Katachi)



A capa física ficou para a atriz e cantora Mitsuki Takahata, de apenas 24 anos. Há alguns dias atrás, no dia 04 de junho, chegou aos cinemas japoneses um filme protagonizado por Mitsuki chamado Shokubutsu Zukan: Unmei no Koi, Hiroimashita. A capa ajuda a divulgar a obra. Ela também estará no filme Anger, que será lançado em setembro no Japão e conta ainda com Ken Watanabe e Suzu Hirose (olha ela sendo citada de novo, pessoal). Uma curiosidade a mais sobre Mitsuki: ela foi a dubladora da Cinderela na live-action homônima da Disney de 2015.

A página colorida principal ficou para Nanatsu no Taizai, que ganhou ainda capítulo duplo e conta com a estreia de uma minissérie animada de quatro episódios em breve. As outras páginas coloridas foram para o novato Vector Ball e Enen no Shouboutai. Sobre Vector Ball, ele deveria ser ranqueado a partir dessa semana mas ganhou uma página colorida, ou seja, passa a ser ranqueado só na próxima TOC. Já a página colorida de Enen serve pra divulgar seu mais novo volume lançado. Vale lembrar que Dr. Prisoner ainda está em fase de pré-ranqueamento.

Para encerrar a explicação prévia (já que não tivemos ausentes nessa edição) tivemos capítulo especial do mangá Kakushigoto, obra de autoria de Koji Kumeta (o mesmo de Sayonara Zetsubou Sensei) e publicada na Gekkan Shonen Magazine. Inclusive recentemente o mangá passou a ser traduzido pra língua portuguesa pela Conexão Diária Scans, podendo ser conferido nesse link.

Bem, depois dessa longa explicação de mangás não ranqueados, agora vamos às posições que a forma de análise ocidental consideram válidas.

Página Colorida: Nanatsu no Taizai


TOP 10

01. Yamada-kun to 7-nin no Majo: Depois do penúltimo lugar da TOC anterior (fazia tempo que Yamada-kun não aparecia no bottom) o mangá de comédia ecchi aparece logo na primeira posição ranqueável (é o segundo na ordem de leitura). Na próxima edição, o mangá ainda por cima ganhará uma página colorida.

02. Seitokai Yakuindomo: Posição alta de Seitokai Yakuindomo, que, como já fora falado várias vezes em análises de TOC anteriores, é um gag mangá veterano e muito seguro, sendo ranqueado muitas vezes no Top 10 e raramente no bottom.

03. Area no Kishi: Após a passagem pelo bottom, o mangá de futebol de roteiro Hiroaki Igano (pseudônimo de Shin Kobayashi) e arte de Kaya Tsukiyama volta a pintar em uma posição alta, entre os três primeiros. O mangá ainda consegue chegar a pelo menos 200 mil cópias vendidas por volume, o que torna sua situação estável.

04. Kamisama no Iuutori Ni: Assim como Yamada-kun e Area no Kishi, Kamisama no Iutoori Ni sai do bottom para ficar entre as cinco primeiras posições. O mangá, sem nenhuma surpresa, continua estável, numa revista em que a maioria dos mangás não esta ameaçada.

05. Fairy Tail: Um dos maiores caça-níquéis da editora Kodansha dos últimos anos, Fairy Tail raramente é ranqueado fora do Top 10, mesmo que os outros dois pilares da revista (Nanatsu e Daiya) estejam em situação mais favorável em vendas de volumes e popularidade atualmente (o que não quer dizer que Fairy Tail perdeu espaço ou vende mal, mas sim que a obra já esteve em uma situação melhor anteriormente).

Página Colorida: Vector Ball

06. Hoshino、Me o Tsubutte。: O novato por enquanto está sendo bem ranqueado mas isso ainda não significa que a recepção da obra é positiva (nem negativa, vale ressaltar). Os editores ainda estão tentando trazer os leitores para esse novato para ele se estabelecer. Na próxima edição Hoshino ganhará página colorida.

07. UQ Holder!: UQ Holder! nessa edição veio com duas novidades, uma muito positiva e outra talvez nem tanto: a positiva é que a obra vai mesmo ganahr um anime (embora maiores detalhes ainda não tenham sido divulgados). Já a notícia nem tão boa é que o mangá será transferido para a Bessatsu Shonen Magazine, muito provavelmente por vontade do autor. Ou seja, não veremos mais a obra na Weekly Shonen Magazine. Detalhe: com a mudança de revista a obra passa a ser lançada mensalmente, com mais páginas por capítulos.

08. Kindaichi Shounen no Jikenbo R: Kindaichi, uma obra bastante rentável da Shonen Magazine, definitivamente retornou de seu breve hiato com direito a um novo arco iniciando-se. Para saciar os leitores que ficaram esperando pelo retorno da obra espera-se o roteirista Seimaru Amagi (outro pseudônimo de Shin Kobayashi) tenha caprichado no roteiro desse novo arco.

09. Daiya no Ace - Act II: Um dos pilares da revista (cujo primeiro capítulo da primeira parte completou 10 anos de publicação em maio), Daiya segue de vento em popa no plantel da Weekly Shonen Magazine, com resultados de vendas muito bons para os padrões da revista e mesmo como o anime (que adaptou quase toda a primeira parte da obra) não estando mais em exibição.

10. Infection: Analisando melhor a situação das vendas de Infection, vosso autor pode inferir que a obra tem salvação. As vendas do volume 2 foram (um tiquinho) maiores que as do volume 1. No entanto, isso não garante a estabilidade da obra, que aliás há um tempinho não ganha uma página colorida.



MEIO DE TABELA

11. Ahiru no Sora: A obra de basquete, que já é publicada há doze anos, continua mostrando fôlego e atraindo leitores, mesmo sem nunca ter sido adaptada pra anime, filme live-action ou série de TV. Sem dúvida um mangá forte no plantel.

12. Hajime no Ippo: A obra de boxe já tem duas décadas e meia de publicação e ainda consegue chegar a 300 mil cópias vendidas por volume, mostrando que mesmo debilitado com a idade Hajime ainda vende mais que muito mangá novato ou mais recente da revista.

13. Domestic na Kanojo: DomeKano tem uma média de vendas de 85 mil cópias por volume. As chances da obra receber um anime não chegam a ser nulas mas é preciso torcer para que um estúdio aceite adaptar uma obra com temática mais madura, inclusive quando é um mangá que envolve ecchi.

14. Days: O mangá de futebol tem apresentado um bom resultado em vendas antes da estreia do anime. A expectativa é que o anime, que estreia em 03 de julho, consiga alavancar ainda mais as vendas desses volumes e consiga expandir sua popularidade.

Página Colorida: Enen no Shouboutai

BOTTOM

15. Real Account: Outra aparição no bottom de Real Account. Mas a obra ainda segue popular, chegando a ver seus volumes venderem pouco menos que 40 mil cópias nas primeiras semanas de vendas de cada encadernado.

16. Fuuka: Depois do segundo lugar na TOC anterior, Fuuka dá as caras no bottom. A posição, no entanto, não preocupa com relação a essa obra, que há dois anos mantém uma boa média de vendas de volumes para os padrões da revista.

17. Baby Steps: Depois de uma série de jabás (capas digitais, páginas coloridas, boas posições nas TOCs e anúncio de dorama) Baby Steps faz uma breve aparição no bottom. Nada de preocupante, já que a obra vende muito bem e ainda segue bem popular mesmo com nove anos de publicação.

18. Acma:Game: Assim como Baby Steps, Fuuka e Real Account, Acma:Game sai do Top 10 e dá as caras no bottom. Mas é outro que não está em situação arriscada. O mangá, que já é publicado há 3 anos, consegue ver seus volumes terem uma média de 80 mil cópias por volume (a obra demora um bom tempo pra ver alguns de seus volumes passarem a marca de 100 mil cópias vendidas).

19. Tsurezure Children: Ausente na edição passada, Tsurezure Children retorna a esta TOC para aparecer diretamente pra fechar a revista... literalmente, pois a Shonen Magazine não tem um mangá pra encerrar a revista semanalmente desde o fim de Rupodama! (Sagashite Choudai MY Shoten é mensal e na TOC anterior não fechou a revista, tendo ficado em nono na ordem de leitura).


Bem, pessoal, essa foi mais uma análise de TOC da Weekly Shonen Magazine.

(ATUALIZADO) Mas antes de me despedir deixo aqui as fotos para as quais a belíssima Mitsuki Takahata posou para essa edição.









Agora sim...
Até a próxima, caros leitores!



0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...