sexta-feira, 29 de abril de 2016

TOC #22/23 da Weekly Shonen Sunday (2016)

Capa: Kasumi Arimura
Olá para vocês, queridos leitores do Fênix no Sekai. Aqui é o Diego Felipe e trago até vocês mais uma análise de TOC da Weekly Shonen Sunday.

Mas antes de começar a análise creio que muitos de vocês podem não entender o significado da palavra TOC (sigla pra Table of Contents). Aos que tem dúvidas sobre o que são as TOCs e como elas funcionam sugiro lerem a matéria do Ivo sobre as TOCs, que pode ser conferida clicando nesse link.

A TOC pode ser vista logo abaixo, minha gente!


TOC #22/23 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2016):
Kasumi Arimura (Capa)
Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari (Página Colorida Principal, Novo Mangá)
01. Magi
02. Detective Conan
Souboutei Kowasubeshi (Pré-Rank, 6º Capítulo)
03. Major 2nd
04. Amano Megumi wa Suki Darake!
05. Tokiwa Kitareri!!
Akatsuki no Tyrant (Página Colorida)
06. Kyoukai no Rinne
07. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru?
08. Dagashi Kashi
09. Be Blues!
10. Hayate no Gotoku!
11. Hatsukoi Zombie
12. Fureru to Kikoeru
Birdmen (Mangá Mensal, 36 pg.)
13. Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto
14. Tenshi to Act!!
15. Keijo!!!!!!!!
16. Denpa Kyoushi
17. Joujuu Senjin!! Mushibugyo
18. Zettai Karen Children
19. Charactimes Golden
Sunday Hikagaku Kenkyujo (Nunca é Ranqueado)
- AUSENTES: Arata Kangatari (em hiato) e Gin no Saji (em hiato)


PRÉVIA DA TOC #24 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2016):
- CAPA: Magi
- PÁGINA COLORIDA PRINCIPAL: Maou-jou de Oyasum, por Kumanomata Kagiji (autor de Nuigurumi Kurasshu)
- PÁGINA COLORIDA: Saike Mata Shite mo

PRÉVIA DA TOC #25 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2016):
- NOVO MANGÁ: Komi-san wa Komyushou Desu., por Oda Tomohito (autor de Dezicon)

PRÉVIA DA TOC #26 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2016):
- NOVO MANGÁ: Oni wo Tadorite Ikuseisou, por Tonaka Shinji (autor de Otouto Catcher Ore Pitcher de!)

A capa física foi estampada por Kasumi Ariruma, jovem atriz de 23 anos. A página colorida principal foi para o estreante Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, que contará a história da Academia de Defesa Nacional do Japão. O mangá é da mesma autora de Heavens Runner Akira, mangá que foi encerrado ano passado após um ano de publicação.

A outra página colorida foi para o novato Akatsuki no Tyrant. O mangá mensal da edição foi Birdmen. Souboutei Kowasubeshi passará a ser ranqueado na forma de análise ocidental das TOCs daqui a duas edições. Já Sunday Hikagaku Kenkyujo sempre encerra a revista, nunca sendo ranqueado. Arata Kangatari e Gin no Saji seguem em hiato.

Página Colorida: Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari
TOP 10:

01. Magi: Ausente na edição passada Magi volta com uma posição altíssima e ainda por cima vai ganhar a capa da próxima TOC (mesmo com a estreia de um novato). Apesar de sua popularidade ter sofrido uma queda Magi é bastante rentável e querido, o que deixa a autora mais tranquila para conduzir tranquilamente o arco final do enredo.

02. Detective Conan: Uma daquelas TOCs que Conan não fica em primeiro porque tem outro mangá na frente... Nada surpreendente. Surpresa será se o grande carro-chefe da revista for ranqueado abaixo do quinto lugar.

03. Major 2nd: Já com um ano de publicação, Major 2nd, como já foi relatado várias vezes em outras TOCs, é uma das principais esperanças da Shonen Sunday para contornar a crise. O mangá vende bem mas a revista precisa de mais obras que vendam muito, ainda mais com Magi em seu arco final e com o hiato de Gin no Saji.

04. Amano Megumi wa Suki Darake!: O novato já conseguiu vender 35 mil cópias de seu primeiro volume. Não chega a ser uma média sensacional mas é uma ótima notícia para o obra, que dos novatos lançados esse ano mostra-se o mais rentável. As vendas relativamente boas também facilitam as chances de permanência da obra e aumentam o potencial da obra para daqui a alguns anos, caso a obra venha a receber um anime, por exemplo.

05. Tokiwa Kitareri!!: Depois de ter aparecido no bottom na TOC passada Tokiwa dá o pulo do gato e pinta numa ótima quinta colocação. Lançada em dezembro de 2014, a obra tem vendas acima da média e a primeira de uma série de novatos que tem durado na revista.

Página Colorida: Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari
06. Kyoukai no Rinne: O mangá da consagrada Rumiko Takahashi pode não vender muito mas seu rendimento é positivo para a revista e para a editora Shogakukan. A segunda temporada de seu anime está em exibição atualmente.

07. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru?: Hiiragi-sama por enquanto tem pegado posições sempre no Top 10. Mas só será possível saber o nível do sucesso da obra quando for possível analisar as vendas do primeiro volume da obra (que ainda não foi lançado).

08. Dagashi Kashi: A "surpresa negativa" da edição. A última vez que Dagashi Kashi foi ranqueado abaixo do 5º lugar foi na TOC #04/05. Mas não há motivo algum para preocupação. O mangá ainda vende muito bem para os padrões da revista. Sem falar que Magi, que é um dos pilares da revista, vira e mexe aparece no oitavo lugar.

09. Be Blues!: O mangá de futebol pega uma posição normal para sua média de ranqueamentos. A obra já é publicada há cinco anos e já tem uma frente pelo menos razoável de capítulos para uma hipotética adaptação em anime.

10. Hayate no Gotoku!: Pode-se dizer que essa posição de Hayate é normal. O mangá ainda vem bem e não sente tanto o peso de 12 anos de publicação. A obra só será encerrada quando o autor Kenjiro Hata quiser.

Página Colorida: Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari

MEIO DA TABELA:

11. Hatsukoi Zombie: O meio da tabela é de certa forma a casa de Hatsukoi. Acredita-se que a princípio os editores ficaram em dúvida se valia a pena manter a obra. Ela foi mantida e a decisão por enquanto se mostra acertada, porque a recepção do mangá de comédia romântica ecchi não decaiu.

12. Fureru to Kikoeru: Não está sendo raro ver Fureru no meio da tabela. Mas o novato parece mesmo assim estar numa situação favorável e por ora otimista. É claro que ainda não dá pra chamar Fureru de sucesso (mal começou seu percurso na revista), mas a obra vai tendo uma recepção suficientemente boa.

13. Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto: É a primeira vez que Nanoha aparece no meio da tabela, não ficando portanto nem no Top 10 nem no bottom. Por enquanto o mangá está seguro mas vai ser preciso manter seu espaço com a estreia de tantos outros novatos.

14. Tenshi to Act!!: As posições de Tenshi costumam variar bastante. Nas três últimas TOCs passou pelo bottom, pelo Top 10 e agora está no meio da tabela. A situação da obra é estável, embora o espaço da obra não seja grande (pelo menos pra um mangá que chegou a ficar em primeiro lugar por quatro vezes em 2015).

Página Colorida: Akatsuki no Tyrant

BOTTOM:

15. Keijo!!!!!!!!: O anúncio do anime de certa forma dá a entender que os editores consideram Keijo!!!!!!!! um mangá de rentabilidade no mínimo razoável. Não é possível afirmar se as posições baixas estão relacionadas a uma possível reta final (se for o caso há chances do anime cobrir boa parte da obra) ou se são apenas porque os editores acham que o fluxo de leitura será melhor se Keijo!!!!!!!! ficar mais abaixo.

16. Denpa Kyoushi: Chega a ser curioso como Denpa tem começado a pegar posições baixas. Mas o mais provável é que a obra esteja começando a se aproximar do fim. Afinal o mangá vende bem para os padrões da revista. Outro fator que talvez explique a queda nos ranqueamentos é a estreia de muitos novatos promissores. Como Denpa já é bem-sucedido não precisaria tanto de ranqueamentos altos pra atrair o público. Mas é apenas uma hipótese.

17. Joujuu Senjin!! Mushibugyo: Apesar de estar aparecendo com grande frequência no bottom esse anom Mushibugyo não está em situação de grande risco. É claro que a obra vem perdendo espaço na revista, mas a situação não é alarmante. De vez em quando pega até boas posições (como o sétimo lugar na TOC passada). E o mais provável é que a obra seja encerrada naturalmente.

18. Zettai Karen Children: Assim como Mushibugyo é outra obra que mesmo tendo menos espaço do que antes na revista ainda vai se manter pelo tempo que o autor achar necessário para desenvolver a obra. Entre pausas do autor e algumas páginas coloridas Zettai vai se mantendo vivo no plantel.

19. Charactimes Golden: Dos mangás da revista é talvez o que está em situação menos favorável. Por ser um gag mangá pouco rentável e com uma grande quantidade de novatos à vista é possível que Charactimes Golden seja sacrificado nas próximas edições para a estreia de um desses novatos. Caso isso aconteça talvez o autor retorne em pouco tempo, já que a obra era relativamente popular na época da primeira parte da obra, intitulada simplesmente como Charactimes.


SITUAÇÃO DOS MANGÁS DA WEEKLY SHONEN SUNDAY ATUALMENTE(*)

POTENCIALMENTE AMEAÇADO: Charactimes Golden
- BREVEMENTE AMEAÇADOS(**): possivelmente Keijo!!!!!!!! (caso o anime fracasse)
EM BUSCA DE ESTABILIZAÇÃO:  Akatsuki no Tyrant, Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, Fureru to Kikoeru, Hatsukoi Zombie, Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru? e Souboutei Kowasubeshi
SEGUROS MAS COM MENOS ESPAÇO: Denpa Kyoushi, Joujuu Senjin!! Mushibugyo e Zettai Karen Children
- MANGÁS MENSAIS (SEGUROS): Ad Astra Per Aspera, Birdmen e Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai
SEGUROS: Ad Astra Per Aspera (mensal), Amano Megumi wa Suki Darake!, Be Blues!, Birdmen (mensal), Dagashi Kashi, Hayate no Gotoku!, Kyoukai no Rinne, Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto, Tenshi no Act!!, Tokiwa Kitareri!! e Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (mensal)
MUITO SEGUROS: Detective Conan, Major 2nd e Magi

* Arata Kangatari e Gin no Saji não estão presentes por estarem em hiato. Mas caso voltem estarão em situação estável. Vale lembrar que esse quadro de observação está sujeito a erros.

** É apenas uma possibilidade a longo prazo que pode ser desconfirmada futuramente.


Bem, pessoal, essa foi mais uma análise de TOCs da Weekly Shonen Sunday.
Até a próxima!



0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...