quinta-feira, 14 de abril de 2016

TOC #20 da Weekly Shonen Sunday (2016)

Capa: Detective Conan
Olá para vocês, leitores do Fênix no Sekai. Aqui é o Diego Felipe e trago até vocês mais uma análise de TOC da Weekly Shonen Sunday.


Mas antes de começar a análise creio que muitos de vocês podem não entender o significado da palavra TOC (sigla pra Table of Contents). Aos que tem dúvidas sobre o que são as TOCs e como elas funcionam sugiro lerem a matéria do Ivo sobre as TOCs, que pode ser conferida clicando nesse link.

Bem, sem maiores rodeios, vamos à TOC.

TOC #20 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2016):
Detective Conan (Capa)
01. Amano Megumi wa Suki Darake!
02. Major 2nd
03. Dagashi Kashi
Tokiwa Kitareri!! (Página Colorida Principal)
Souboutei Kowasubeshi (Pré-Rank, 4º Capítulo)
04. Hatsukoi Zombie
05. Charactimes Golden
Fureru to Kikoeru (Página Colorida)
06. Be Blues!
07. Hayate no Gotoku!
Smell Hound (One-shot, 44 pg.)
08. Magi
09. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru?
10. Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto
11. Kyoukai no Rinne
12. Akatsuki no Tyrant
13. Tenshi to Act!!
14. Denpa Kyoushi
15. Keijo!!!!!!!!
16. Joujuu Senjin!! Mushibugyo
17. Ane Log
Sunday Hikagaku Kenkyujo (2º Capítulo, Nunca é Ranqueado)
- AUSENTES: Arata Kangatari (em hiato), Gin no Saji (em hiato) e Zettai Karen Children (retorna na próxima TOC).

PRÉVIA DA TOC #21 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2016):
- CAPA, PÁGINA COLORIDA PRINCIPAL: Souboutei Kowasubeshi
- PÁGINAS COLORIDAS: Hatsukoi Zombie, Zettai Karen Children
- ONE-SHOTS: Saigo no Kimochi (por Shinya Misu)
- FIM: Ane Log
- AUSENTES: Arata Kangatari (em hiato), Gin no Saji (em hiato) e Magi (retorno previsto pra TOC #22).

A capa dessa edição foi para o carro-chefe Detective Conan, cujo 20º filme animado vai estrear nos cinemas em poucos dias. A página colorida principal foi para Tokiwa Kitareri!!, um dos mangás novatos mais promissores da revista atualmente e que não ganhava página colorida há um tempinho. As outras páginas coloridas foram para Fureru to Kikoeru (que, aliás, tem ganhado muitas páginas coloridas) e o one-shot Smell Hound.

Dois mangás não estão sendo ranqueados: o novato Souboutei Kowasubeshi, ainda em seu quarto capítulo, e Sunday Hikagaku Kenkyujo, novato que vai passar a fechar a revista. Aliás Souboutei vai ganhar capa e página colorida principal na próxima edição, ainda em seu 5º capítulo.

As ausências dessa edição foram Zettai Karen Children, que volta na próxima edição com direito a página colorida, além de Arata Kangatari e Gin no Saji, que seguem em hiato. Na próxima edição Magi estará ausente.


TOP 10:

01. Amano Megumi wa Suki Darake!: Essa posição de Amano Megumi é sem dúvida muito boa. Os editores estão gostando dos resultados desse novato e, de quebra, parece que acertaram em cheio em terem transferido Amano Megumi da mensal Shonen Sundey Super para a semanal Weekly Shonen Sunday. A obra vai tendo um início promissor e um bom potencial para mais pra frente.

02. Major 2nd: Segunda vez seguida que Major 2nd fica abaixo de algum mangá que normalmente fica acima. Mas é só uma "coincidência", Major 2nd ainda é uma grande esperança para melhorar a situação da revista, que está precisando encontrar mangás mais rentáveis.

03. Dagashi Kashi: E mais uma vez Dagashi Kashi fica ranqueado entre os cinco primeiros. O mangá vende muito bem e segue como uma das obras mais rentáveis da revista atualmente. E não será tão cedo que veremos a obra decair na revista (se decair).

04. Hatsukoi Zombie: O mangá de comédia romântica ecchi vai agradando os editores. Não que a obra venda muito (pelo menos por enquanto) mas parece que vai se revelando mais bem-sucedida que Akatsuki no Tyrant, que estreou uma edição antes da estreia de Hatsukoi. Hatsukoi, vale lembrar, vai ganhar uma página colorida na próxima edição.

05. Charactimes Golden: Essa alta posição de Charactimes Golden foi a grande surpresa dessa TOC. Fazia um tempão que Charactimes Golden não aparecia sequer no Top 10. A obra está segura a curto prazo mas a longo prazo ainda é preciso esperar para saber se resistirá.

06. Be Blues!: Posição boa e até normal para Be Blues! Não há muito o que falar dessa obra, que segue tranquilamente na revista e se o autor ainda tiver material para desenvolver a obra terá ainda um bom chão pela frente.

07. Hayate no Gotoku!: Geralmente Hayate é ranqueado no meio da tabela ou no bottom. Não chega a ser uma posição tão alta assim mas ainda é acima da média. Hayate ainda vende bem para os padrões da revista, ultrapassando a marca das 100 mil cópias vendidas por volume (vende bem mais aliás). Mesmo com a idade avançada e não estando mais em seu auge a obra mostra que tem força.

08. Magi: Magi já não está mais em seu auge mas ainda é bem rentável para o plantel, o que pode ser notado com a adaptação em anime do spin-off Sinbad no Bokuen e com o fato de que mesmo que a obra esteja vendendo menos ainda ultrapassa a marca de 500 mil cópias vendidas por volume. Lembrete: a obra estará ausente na próxima edição.

09. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru?: É possível notar que Hiiragi-sama está em alta com o grupo editorial quando em seu ranqueamento mais baixo a obra fica acima de outras nove obras (destas nove, oito estão sendo ranqueadas). Ainda é preciso esperar as vendas do primeiro volume para saber o nível de sucesso de Hiiragi-sama mas por enquanto as expectativas estão no mínimo razoáveis para o êxito.

10. Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto: Quando não está no Top 10 está no bottom. Quando não tá no bottom tá no Top 10. Essa curiosa variação, no entanto, não deixa Nanoha em risco por ora. O gag mangá segue bem-recepcionado e pode mostrar potencial para se expandir mais pra frente.


MEIO DA TABELA:

11. Kyoukai no Rinne: A obra de Rumiko Takahashi aparece no meio da tabela, após as páginas coloridas principais ganhas na TOC passada. O mangá, cuja segunda temporada do anime entrou em exibição a pouco tempo, continua firme e forte no plantel.

12. Akatsuki no Tyrant: Após ter ficado no bottom na edição passada Akatsuki fica apenas justamente dos cinco últimos dessa edição. Por enquanto a obra de judô está segura mas é preciso esperar um pouco mais para ver como poderá ser sua situação a longo prazo.


BOTTOM:

13. Tenshi to Act!!: Pela segunda vez desde sua publicação Tenshi no Act!! aparece no bottom. O mangá ainda está em situação estável mas se considerarmos que já chegou a ficar em posições mais altas em 2015, no ano de sua estreia, nota-se que a obra não é tão rentável quanto os editores acreditavam que seria.

14. Denpa Kyoushi: Denpa está começando a pegar rankings cada vez mais baixos. Isso pode sinalizar ou uma queda de desempenho ou que a obra pode estar começando a se aproximar do fim. Denpa teve um anime de boa audiência ano passado mas não foi o bastante pras vendas dos volumes aumentarem.

15. Keijo!!!!!!!!: Não são remotas as chances de Keijo!!!!!!!! estar se aproximando de sua reta final e por isso estar pegando posições mais baixas. Mas ainda assim essas posições baixas são curiosas pois deveria haver maior valorização de uma obra que teve anime anunciado. Isso deixa a impressão de que os editores não colocam muita fé no êxito do anime.

16. Joujuu Senjin!! Mushibugyo: Se em 2015 Mushibugyo só ficou no bottom uma única vez (justamente na última TOC daquele ano editorial) em 2016 as aparições da obra no bottom são uma rotina. Mas a obra, que já alcançou o marco de mais de 300 capítulos publicados, não corre risco de ser cancelada e provavelmente terá um final natural mais pra frente.

17. Ane Log: A suspeita de que Ane Log corria o risco de ser cancelado em breve se confirmou. A obra será encerrada na próxima edição e se despedirá da revista após quase quatro anos de publicação. O mangá vinha perdendo espaço com a crise da Shonen Sunday em achar mangás rentáveis e o surgimento de obras mais promissores. Bem, resta desejar boa sorte ao autor em sua próxima empreitada. Mas vale lembrar que ter uma obra como Ane Log no currículo é um sinal positivo, pois a obra na maior parte do tempo agradou os leitores e editores.


Bem, pessoal, essa foi mais uma análise de TOC da Weekly Shonen Sunday.
Até a próxima!

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...