quinta-feira, 24 de março de 2016

TOC #17 da Weekly Shonen Sunday (2016)

Capa: Souboutei Kowasubeshi

Olá pra vocês, leitores do Fênix no Sekai. Aqui é o Diego Felipe e trago até vocês mais uma análise de TOC da Weekly Shonen Sunday.

Mas antes de começar a análise creio que muitos de vocês podem não entender o significado da palavra TOC (sigla pra Table of Contents). Aos que tem dúvidas sobre o que são as TOCs e como elas funcionam sugiro lerem a matéria do Ivo sobre as TOCs, que pode ser conferida clicando nesse link.

Bem, pessoal, a TOC segue abaixo.

TOC #17 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2016):
Souboutei Kowasubeshi (Novo Mangá, 52 pg., Capa e Página Colorida Principal)
01. Meitantei Conan
Magi (Página Colorida)
02. Hatsukoi Zombie
03. Major 2nd
04. Dagashi Kashi
Joujuu Senjin!! Mushibugyo (Página Colorida)
05. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru?
06. Saike Mata Shite mo
07. Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto
08. Tenshi to Act!!
Amano Megumi wa Suki Darake! (Página Colorida)
09. Tokiwa Kitareri!!
10. Be Blues!
11. Denpa Kyoushi
12. Zettai Karen Children
13. Charactimes Golden
Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (Mangá Mensal, 32 pg.)
14. Hayate no Gotoku!
15. Akatsuki no Tyrant
16. Keijo!!!!!!!!
17. Ane Log
18. Nippen! (Último Capítulo)
- AUSENTES: Fureru to Kikoeru e Kyoukai no Rinne
- EM HIATO: Arata Kangatari e Gin no Saji

PRÉVIA DA TOC #18 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2016):
- CAPA: Hirose Suzu
- PÁGINA COLORIDA PRINCIPAL: Souboutei Kowasubeshi
- PÁGINA COLORIDA: Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto

A capa e a página colorida foram para o estreante Souboutei Kowasubeshi, mangá de horror do experiente autor Kazuhiro Fujita (o mesmo de Ushio to Tora). A expectativa em cima da obra está alta. Aliás ela foi anunciada bem antes mesmo de ser divulgada qual seria a edição de estreia. Na próxima edição o segundo capítulo da obra receberá uma página colorida.

Dentre outras obras que ganharam página colorida estão o pilar Magi, Joujuu Senjin!! Mushibugyo e o novato Amano Megumi wa Suki Darake!, que parece estar vendendo bem em seu primeiro volume (pelo menos para os padrões da Shonen Sunday).As obras ausentes dessa edição foram Fureru to Kikoeru (que ficou em primeiro lugar na TOC passada) e Kyoukai no Rinne, cuja segunda temporada do anime está a poucos dias de estrear. Arata Kangatari e Gin no Saji seguem em hiato.

Agora vamos às posições "válidas".

Página Colorida: Souboutei Kowasubeshi

TOP 10:

01. Detective Conan: Mais um primeiro lugar para o grande pilar da Weekly Shonen Sunday. Bem, não há muito o que falar de Conan a não ser lembrar do 20º filme animado que chega aos cinemas em abril. Aliás o anime de Conan esse ano completa 20 anos de exibição, um feito muito considerável.

02. Hatsukoi Zombie: Essa foi sem dúvida a posição mais alta que Hatsukoi Zombie já foi ranqueada. O mangá de comédia romântica ecchi está agradando os leitores e sendo bem-avaliado pelos editores. Se conseguir manter essa boa recepção por um longo tempo Hatsukoi se tornará um sucesso definitivo (ainda que talvez moderado, pois a obra dificilmente se tornará um pilar).

03. Major 2nd: Com o segundo lugar de Hatsukoi Zombie nessa edição, Major 2nd acabou levando uma pequena rasteira, ficando com o terceiro lugar. A obra, continuação do clássico mangá de beisebol Major (publicado entre 1994 e 2010) ainda não completou um ano mas já é um dos carros-chefes da revista, vendendo mais de 300 mil cópias por volume, média que pode aumentar bastante se ganhar um anime futuramente.

04. Dagashi Kashi: Com o anime Dagashi Kashi tem sido ranqueado com frequência muito grande em terceiras e quartas posições. O grande aumento das vendas dos volumes impulsionou a popularidade do mangá, que já é uma das obras mais rentáveis da revista.

05. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru?: O mangá novato já ganhou duas capas, prova de que os editores estão confiantes no sucesso da obra. Por enquanto a recepção dos leitures se mostra à altura da expectativa editorial, o que é um bom sinal. Se essa boa recepção inicial for mantida e as vendas de volumes forem boas Hiiragi-sama se estabilizará tranquilamente na revista.

06. Saike Mata Shite mo: A obra, publicada em partes, continua com sua boa aceitação por parte dos leitores e por enquanto vai tendo muitos capítulos publicados seguidamente. Recentemente a Canard Scantrad começou a traduzir a obra para o português, tendo lançado já dois capítulos como pode conferir aqui. Aliás a Ghost Scans também tem traduzido pro português uma outra obra do mesmo autor, Ueki no Housoku, que por sua vez pode ser conferida aqui.

Página Colorida: Souboutei Kowasubeshi

07. Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto: Depois da terceira passagem pelo bottom o mangá volta ao Top 10 nessa TOC e de quebra irá ganhar página colorida na próxima edição. O gag mangá continua sendo bem-sucedido e aparentemente suas eventuais aparições no bottom não ameaçam a permanência da obra, sendo apenas uma decisão editorial para deixar o sumário e a ordem de leitura mais confortável para os leitores.

08. Tenshi to Act!!: Com o tempo Tenshi no Act!! volta a aparecer com mais frequência no Top 10. A obra não chega a vender muito mas continua agradando aos leitores, ainda que os editores tenham botado mais fé na obra no ano passado no ano de estreia, em que chegou a ficar quatro vezes em primeiro lugar nos ranqueamentos válidos.

09. Tokiwa Kitareri!!: Com o tempo Tokiwa vai aparecendo com mais frequência no Top 10 e se distanciando um pouco mais da zona intermediária. É um dos novatos mais promissores atualmente, sendo que em pouco mais de um ano de publicação já vende 70 mil cópias por volume. A expectativa é que venda mais caso ganhe um anime mais pra frente, o que (se acontecer) ainda pode demorar porque a frente de capítulos ainda não é muito grande.

10. Be Blues!: Be Blues! pega uma posição normal, ou seja, mediana para seus padrões. O mangá é publicado desde 2011 e vende em média 40 mil cópias por volume e ainda mantém uma boa recepção dos leitores. A obra conseguiu se manter segura na revista mesmo com outro mangá de futebol sendo publicado há um tempo atrás, o também bem-sucedido Fantasista Stella.
Página Colorida: Magi

MEIO DA TABELA:

11. Denpa Kyoushi: Denpa definitivamente se fixou no meio da tabela. O mangá do professor otaku ruivo, que tem quatro anos e quatro meses de publicação, parece estar recebendo menor foco dos editores, que estão dando mais atenção aos muitos novatos promissores da revista que surgiram. Apesar dos ranqueamentos mais baixos Denpa está estável na revista e longe de riscos por ora.

12. Zettai Karen Children: Desde a TOC #14 Zettai (quando não está ausente) tem sido ranqueado no meio da tabela. A obra, como já foi explicado em muitas análises anteriores, já não é mais tão rentável quanto antes mas tem o apoio dos editores e ainda mantém uma quantidade boa de leitores, o que garante que a obra esteja bem segura.

13. Charactimes Golden: Embora tenha conseguido uma posição fora do bottom a situação de Charactimes Golden pode começar a se complicar a longo prazo com a falta de mangás novatos pra cancelar. Por outro lado a obra ainda demonstra um pouco mais de fôlego que Ane Log, que já não demonstra grande força nem a curto prazo. Outro ponto favorável é a possibilidade de haver um pequeno aumento na quantidade de mangás da Shonen Sunday, visto a grande quantidade de novatos promissores. Isso poderia ajudar Charactimes Golden a se garantir a longo prazo.

Página Colorida: Joujuu Senjin!! Mushibugyo

BOTTOM:

14. Hayate no Gotoku!: Hayate retorna nessa edição pegando (mais) uma classificação no bottom. A obra ainda é um sucesso e vende em uma semana pelo menos 45 mil cópias por volume, número superior à venda total de muitas obras da revista atualmente. A publicação de Hayate tem ficado mais irregular e com mais pausas para o autor se dedicar

15. Akatsuki no Tyrant: É a posição mais baixa que Akatsuki no Tyrant recebeu até agora, ainda mais por ser a primeira vez que o mangá de judô aparece no bottom. Mas pelo menos por ora essa baixa posição pode não passar de um simples susto, pois o mais provável é que a obra não fique entre os cinco últimos na próxima TOC.

16. Keijo!!!!!!!!: Mesmo com o anúncio do anime Keijo!!!!!!!! continua aparecendo com frequência no bottom, o que não significa que a obra está em risco, afinal vai ganhar um anime, que provavelmente estreia em outubro. Talvez seja uma decisão dos editores deixar o mangá mais abaixo. Vale lembrar que em 2015 Keijo!!!!!!!! só apareceu no bottom uma vez, ao contrário do que tem acontecido em 2016, em que o mangá tem aparecido entre os últimos assiduamente.

17. Ane Log: Com o cancelamento de Nippen! o mangá mais cotado pra ser cancelado mais pra frente é Ane Log, pelo menos aparentemente. Faz tempo que a obra não consegue páginas coloridas ou mesmo posições de muito destaque, ficando quase sempre no bottom. Mesmo que seja comum ver gag mangás não pegando posições tão altas é preciso lembrar que Ane Log não tem mais o mesmo prestígio de antes e que desde o final de 2014 vários dos novatos que estrearam se estabilizaram no plantel e poucos foram cancelados. Se for pra um mangá veterano ser finalizado para dar lugar a outro novato Ane Log é a principal aposta por enquanto.

18. Nippen!: Depois de tantos ranqueamentos no bottom enfim esse mangá foi cancelado e vai sair da revista. Uma pena para o autor, que vai precisar de melhor sorte na próxima tentativa. O que vale lembrar é que com o cancelamento de Nippen! não há por ora nenhum outro novato para ser cancelado, o que pode acarretar no fim de uma obra veterana ou no aumento na quantidade de mangás da revista.

Página Colorida: Amano Megumi wa Suki Darake!

Bem, pessoal, essa foi mais uma análise de TOC da Weekly Shonen Sunday para a Fênix no Sekai. Até a próxima!

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...