terça-feira, 15 de março de 2016

TOC #16 da Weekly Shonen Magazine (2016)

Capa Física: Suzu Hirose
Olá para vocês, leitores do Fênix no Sekai. Aqui é o Diego Felipe e trago até vocês mais uma análise de TOC da Weekly Shonen Magazine, pessoal.

Mas antes de começar a análise creio que muitos de vocês podem não entender o significado da palavra TOC (sigla pra Table of Contents). Aos que tem dúvidas sobre o que são as TOCs e como elas funcionam sugiro lerem a matéria do Ivo sobre as TOCs, que pode ser conferida clicando nesse link.

Bem, sem rodeios, a TOC pode ser conferida logo abaixo.

TOC #16 DA WEEKLY SHONEN MAGAZINE (2016):
Suzu Hirose (Capa)
Fairy Tail (Página Colorida Principal, 26 pg.)
01. Domestic na Kanojo
02. Acma:Game
03. Area no Kishi
04. Real Account
05. Seitokai Yakuindomo
06. Tenohira no Netsu o (8º Capítulo)
UQ Holder! (Página Colorida)
07. Enen no Shouboutai
08. Muteki no Hito
09. Nanatsu no Taizai
10. Daiya no Ace
Infection (Página Colorida)
11. Desert Eagle
12. Fuuka
13. Baby Steps
14. Kindaichi Shounen no Jikenbo R
15. Yamada-kun to 7-nin no Majo
16. Ahiru no Sora
17. Hajime no Ippo
18. Kamisama no Iuutori Ni
19. Days
20. Tsurezure Children
Rupodama! (Nunca é Ranqueado)

PRÉVIA DA TOC #17 DA WEEKLY SHONEN MAGAZINE (2016):
- CAPA: Haruka Ayase
- PÁGINA COLORIDA PRINCIPAL: Daiya no Ace
- PÁGINAS COLORIDAS: Kamisama no Iuutori Ni, Karasuma Kumikyoku (One-shot, por Kaya Tsukiyama, 34 pg.)

Capa Digital: Fairy Tail

A capa física foi protagonizada pela atriz Suzu Hirose, de apenas 17 anos. Um fato curioso é que ela estrelará duas live-actions de mangás famosos que serão lançadas esse ano: Chihayafuru e Shigatsu wa Kimi na Uso, onde interpreta as protagonistas Chihaya Ayase e Kaori Miyazono, respectivamente. Ela também dublou a personagem Kaede no filme de animação Bakemono no Ko.

A página colorida principal e a capa digital foram para Fairy Tail, um dos principais mangás da revista e que completará 10 anos de publicação em agosto. As outras páginas coloridas foram para UQ Holder! e Infection, em divulgação a seus novos volumes. No caso de Infection trata-se do primeiro volume da obra e seu resultado nsa vendas pode pesar para saber como será a situação da obra na revista, embora aparentemente o novato esteja seguro e tendo êxito.

Bem, agora vamos às posições válidas.

TOP 10

01. Domestic na Kanojo: Logo na parte superior da edição é possível se deparar com a maior surpresa da TOC: o primeiro lugar de Domestic na Kanojo - ou DomeKano, como é apelidado pelos fãs. Um fato curioso é que a obra (de autoria de Kei Sasuga, a mesma de GE - Good Ending) não ficou em primeiro lugar uma única vez em 2015. Bem, este primeiro lugar "inusitado" contribui para as TOCs da Magazine ficarem ainda menos previsíveis.

02. Acma:Game: Acma:Game, após ter ficado no bottom na TOC #14 e ter ganho a página colorida principal e a capa digital da TOC #15 em divulgação ao lançamento de seu novo volume, a obra fica em segundo lugar nessa edição. Não chega a ser surpresa a alta posição de Acma:Game, mas o mesmo não pode ser dito do quarto lugar como podem conferir pouco mais abaixo.

03. Area no Kishi: Uma posição altíssima para esse mangá de futebol que ainda vende bem, ultrapassando as 100 mil cópias por volume. Apesar de não ter mais um potencial de rentabilidade tão grande após o fracasso do anime de 2012 os editores seguem apoiando a obra, o que não é nenhuma surpresa. Na Shonen Magazine é comum os editores darem mais apoio a obras que não sejam mais tão rentáveis, isso é, se os volumes continuarem vendendo bem.

04. Real Account: O surpreendente aconteceu! Geralmente quando Acma:Game pega uma posição alta Real Account por "coincidência" pega uma posição baixa (e vice-versa). Mas dessa vez ambos foram ranqueados em posições altas, sendo separados apenas por Area no Kishi. Bem, essa foi a segunda maior surpresa que essa TOC nos reservou (só perdendo pro primeiro lugar de DomeKano).

05. Seitokai Yakuindomo: O gag mangá veterano continua em situação segura, algo que dificilmente será alterado. A verdade é que dificilmente Seitokai trará alguma surpresa nas TOCs, a não ser que o autor decida finalizar a obra ou que anunciem uma possível terceira temporada do anime.
Página Colorida: Fairy Tail

06. Tenohira no Netsu o: A partir do oitavo capítulo Tenohira passa a ser ranqueado. Sua posição em seu primeiro ranqueamento foi muito boa mas ainda é cedo para dizer se o mangá de caratê será um sucesso, apesar de ser uma boa notícia a boa recepção inicial. Em suma, é preciso esperar pelas próximas edições para saber como será a situação da obra na revista.

07. Enen no Shouboutai: O primeiro volume da obra deve passar de 100 mil cópias vendidas, índice que pode até parecer abaixo das expectativas para algumas pessoas que acreditavam que a obra venderia mais por ser do mesmo autor de Soul Eater, mas ainda assim uma média muito boa de vendas para os padrões da revista (em que a maioria dos mangás veteranos demora a vender 100 mil cópias por volume).

08. Muteki no Hito: Posição boa para Muteki no Hito, que não só está se estabilizando na revista como nessa edição ficou abaixo de Enen no Shouboutai, novato que já vende muito bem para os padrões da Shonen Magazine, e acima de Nanatsu no Taizai, um dos pilares do plantel. A recepção continua positiva.

09. Nanatsu no Taizai: Por questões editoriais e como estratégia para atrair mais leitores colocando obras menos bem-sucedidas nas primeiras posições ou próximas dos pilares é rotina ver Nanatsu no Taizai no meio da tabela. As posições não refletem a importância da obra para a revista mas sim a forma como a popularidade de Nanatsu pode ser usada para atrair leitores para outras obras.

10. Daiya no Ace: Assim como Nanatsu no Taizai é bastante rotineiro ver Daiya no Ace pegando posições medianas por decisões editoriais. Um dado curioso é que estão previstos os lançamentos de dois episódios especiais em DVD nos dias 15 de julho e 16 de setembro desse ano.

Página Colorida: UQ Holder!

MEIO DA TABELA

11. Desert Eagle: Depois de ter ficado em último na TOC anterior Desert Eagle dá uma pequena mas previsível subida na ordem de leitura da revista. A obra continua em situação estável e sem riscos (pelo menos por ora).

12. Fuuka: A obra, que completou dois anos em fevereiro, continua bem e agradando o público. A 12ª posição é consideravelmente "na média", já que Fuuka não costuma pegar posições muito altas mas também não aparece com frequência na parte mais baixa das TOCs.

13. Baby Steps: Posição pouco chamativa para o veterano Baby Steps, que continua em uma fase boa e mantendo seu público cativo. Não será uma surpresa se anunciarem uma terceira temporada de seu anime, que conseguia uma boa audiência.

14. Kindaichi Shounen no Jikenbo R: Assim como Baby Steps, o anime de Kindaichi Shounen no Jikenbo R também vai muito bem de audiência. Aliás o surpreendente é que a Toei Animation, que tem sido alvo de muitas críticas pela baixa qualidade de suas animações nos últimos anos, conseguiu fazer um serviço mais caprichado em Kindaichi.

15. Yamada-kun to 7-nin no Majo: Pode-se dizer que, das obras que mais estão perto do fim, o mangá mais próximo de acabar pode ser justamente Yamada-kun. O fracasso do anime, as vendas moderadas dos volumes e o surgimento de novos mangás promissores podem complicar a situação de Yamada-kun. Por outro lado o mais provável é que a autora já esteja planejando a reta final do mangá, que deve ganhar um fim natural.

Página Colorida: Infection

BOTTOM

16. Ahiru no Sora: O mangá de basquete não raramente aparece entre os cinco últimos. Mas é interessante como Ahiru no Sora consegue ter uma média de vendas de volumes muito boa: ultrapassa 150 mil cópias por volume. Muito bem para uma obra com mais de 10 anos de publicação e que nunca ganhou adaptações (seja pra anime, drama de TV, peça teatral ou filme live-action).

17. Hajime no Ippo: Mangá mais antigo da revista, o clássico Hajime no Ippo, embora distante de seu auge, ainda vende bastante, mantendo o respeito e o carinho do público. Além disso o mangá ainda demonstra fôlego acima da média para uma obra publicada há duas décadas e meia.

18. Kamisama no Iuutori Ni: É comum ver Kamisama no Iutoori Ni pegar posições baixas, sendo que tais posições em nada pesam contra a manutenção da obra no plantel. Aliás na próxima edição Kamisama irá ganhar uma página colorida, provavelmente para divulgar o lançamento de seu mais novo volume.

19. Days: Posição baixa demais do mangá de futebol, embora não chegue a ser um fator incômodo. Days terá a estreia de seu anime em não muito tempo e os editores acreditam no potencial de vendas que a obra terá se o anime for bem-sucedido e expandir o êxito do mangá se expandir por meio das vendas dos volumes.

20. Tsurezure Children: Fazia um tempão que Tsurezure Children não pegava uma posição tão baixa. Mas isso não deve ameaçar a segurança da obra, que segue garantida. Curioso como a revista foi encerrada por dois gag mangás: Tsurezure e Rupodama! (que sempre fica em último quando publicado).


Bem, pessoal, essa foi mais uma análise de TOC da Weekly Shonen Magazine. Até a próxima!



0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...