quarta-feira, 2 de março de 2016

TOC #14 da Weekly Shonen Sunday (2016)


Capa: Nogizaka46

Olá para vocês, pessoal do Fênix no Sekai. Aqui é o Diego Felipe e esta é mais uma análise de TOC da Weekly Shonen Sunday.


Mas antes só uma coisa: muitos de vocês podem não entender o significado da palavra TOC (sigla pra Table of Contents). Aos que tem dúvidas sobre o que são as TOCs e como elas funcionam sugiro lerem a matéria do Ivo sobre as TOCs, que pode ser conferida clicando nesse link.

Bem, a TOC está logo abaixo.


TOC #14 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2016)
Nogizaka46 (Capa)
Amano Megumi wa Suki Darake! (Página Colorida Principal)
01. Major 2nd
02. Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto
03. Tokiwa Kitareri!!
04. Dagashi Kashi
Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru? (Pré-rank, 6° Capítulo)
Denpa Kyoushi (Página Colorida)
05. Saike Mata Shite mo
06. Fureru to Kikoeru
07. Tenshi to Act!!
08. Hayate no Gotoku!
09. Hatsukoi Zombie
10. Akatsuki no Tyrant
11. Kyoukai no Rinne
12. Charactimes Golden
Birdmen (Mangá Mensal, 41 pg.)
13. Zettai Karen Children
14. Be Blues!
15. Joujuu Senjin!! Mushibugyo
Imawa no Kuni no Alice (Página Colorida, Último Capítulo, 27 pg.)
16. Keijo!!!!!!!!
17. Nippen!
18. Ane Log
- AUSENTES: Detective Conan e Magi
- EM HIATO: Arata Kangatari e Gin no Saji (ambos sem previsão de retorno)


PRÉVIA DA TOC #15 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2016):
- CAPA: Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru?
- PÁGINA COLORIDA PRINCIPAL: Hatsukoi Zombie
- ONE-SHOTS: After Summer (por Torisu Fujitaka), Saigo no Youkai by Satou Satsuma, Seisen no Ra (Capítulo Especial da Gessan Mini) 
- AUSÊNTES: Major 2nd e Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto
- EM HIATO: Arata Kangatari e Gin no Saji


A capa dessa edição ficou para as integrantes do grupo de idols Nogizaka46. Duas das integrantes chegaram a estampar a edição passada da Sunday ao lado de duas integrantes da Keyakizaka46. Aliás algumas das cantoras do grupo também apareceram nas TOCs #04/05, #06 e #13 da concorrente Weekly Shonen Magazine.

A página colorida principal foi para Amano Megumi wa Suki Darake!, em divulgação ao primeiro volume da obra (lembrando que ela começou sendo publicada na Shonen Sunday Super e foi transferida para a Weekly Shonen Sunday). Sua recepção inicial foi positiva mas só o tempo dirá se a comédia romântica ecchi será um sucesso.

As outras páginas coloridas foram para Denpa Kyoushi, que há tempos não recebia uma página colorida e para Imawa no Kuni no Alice, mangá mensal que teve seu último capítulo publicado nessa edição. Apesar de seu fim a lacuna de mangás mensais não ficará vazia pois recentemente estreou na revista o também irregular Kume Short, de Koji Kumeta (do mesmo autor de Sayonara Zetsubou Sensei).

O mangá mensal publicado nessa edição foi Birdmen. As obras ausentes foram os pilares Detective Conan e Magi, além de Gin no Saji (que entrou em hiato de novo) e Arata Kangatari (em hiato há dois anos). Vale lembrar que o novato Hiiragi-sama wa Jibuun o Sagashite Iru? ainda está em seu sexto capítulo e só será ranqueado a partir do 8º capítulo. Vale lembrar que o novato será capa da próxima edição, pouco tempo após sua estreia.
Página Colorida: Amano Megumi wa Suki Darake!

TOP 10:

01. Major 2nd: Com a ausência dos pilares Detective Conan e Magi não foi difícil para Major 2nd (outro pilar) conseguir a primeira posição. A continuação de Major vai mostrando-se uma aposta certeira da revista para aumentar os lucros da editora Shogakukan.

02. Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto: Fazia tempo que esse gag mangá, do mesmo autor de The World God Only Knows, pegava uma posição tão alta, embora só tenha sido ranqueado fora do Top 10 duas vezes desde que estreou.

03. Tokiwa Kitareri!!: Tokiwa aparece pela terceira edição seguida no Top 10, numa posição altíssima. A obra tem muito potencial para fazer sucesso, principalmente se vier a ganhar um anime lá na frente.

04. Dagashi Kashi: A última vez que Dagashi Kashi foi ranqueado abaixo do quarto lugar foi na TOC #03 desse ano, antes da estreia do anime. Com o aumento das vendas de seus volumes (o primeiro volume já ultrapassou a marca das 400 mil cópias vendidas) a obra conseguiu se expandir e se concretizar como um mangá de sucesso. Não à toa tem sido ranqueado em posições muito altas.

05. Saike Mata Shite mo: Após algumas TOCs no meio da tabela Saike foi ranqueado numa posição bem alta. O mangá, lançado em 2014, é publicado irregularmente e em partes (a obra está em sua sexta parte) e continua querida pelos leitores.
Página Colorida: Amano Megumi wa Suki Darake!
06. Fureru to Kikoeru: É preciso lembrar que esse é o primeiro ranqueamento válido de Fureru to Kikoeru. A obra na TOC anterior chegou a receber uma página colorida e nessa edição recebeu uma boa posição. Isso é sinal de que o novato está agradando e que a Sunday por enquanto está gostando da recepção. Ainda é muito cedo para dizer se Fureru to Kikoeru será um sucesso mas seu início tem sido promissor.

07. Tenshi to Act!!: Tenshi no Act!! volta ao Top 10 após algumas TOCs fora dele, tendo passado pelo meio da tabela e até pelo bottom em uma TOC. O mais provável editores estão preferindo não ranqueá-la em posições tão altas para dar espaço para outras obras mais chamativas. Tenshi segue estável por enquanto.

08. Hayate no Gotoku!: Hayate pegou uma posição mediana mas um pouco acima de seu "habitat natural": o meio da tabela. O mangá vende bem para os padrões da revista. Quanto ao outro mangá do autor Kenjiro Hata, Ad Astra Per Aspera, este chegou a vender pouco mais de 16 mil cópias por volume na semana retrasada, aparecendo inclusive no Ranking Oricon Semanal. 

09. Hatsukoi Zombie: Mesmo não pegando ranqueamentos muito altos (seu maior pico foi um sexto lugar) Hatsukoi Zombie vai se estabilizando na Weekly Shonen Sunday. Aliás na próxima TOC Hatsukoi vai ganhar a página colorida principal, apenas quatro edições de ter ganho uma página colorida principal na TOC #11. Os editores pelo visto estão gostando bastante do nível de recepção da obra.

10. Akatsuki no Tyrant: Nessa edição Akatsuki no Tyrant pegou uma posição mediana porém satisfatória - afinal continua sem ser ranqueado uma vez sequer fora do Top 10. Como citado acima Akatsuki ganhou uma capa em sua estreia e viria a ganhar mais duas páginas coloridas nas TOCs posteriores à fase em que passou a ser ranqueado. Curiosamente essas páginas coloridas não eram as principais da edição.

Página Colorida: Denpa Kyoushi

MEIO DA TABELA:

11. Kyoukai no Rinne: Ausente na TOC passada o mangá, a obra da consagrada Rumiko Takahashi retorna diretamente no meio da tabela. Em abril irá estrear a segunda temporada do anime, cuja primeira temporada deu muita audiência no ano passada. Quanto ao mangá, que passou dos 300 capítulos ainda no ano passado, continua seguro.

12. Charactimes Golden: Após dois ranqueamentos seguidos em último lugar o mangá volta a pegar uma posição relativamente boa. Apesar do baixo desempenho das edições recentes o gag mangá ainda não está em situação preocupante e provavelmente pode surpreender em uma posição alta ou mesmo aparecer em uma classificação mediana nas próximas TOCs.

13. Zettai Karen Children: Mesmo aparecendo com frequência no bottom Zettai ainda tem apoio forte dos editores e o carinho dos leitores, o que garante sua permanência mesmo sentindo o peso da idade. Nessa edição acabou ficando acima do bottom.
Página Colorida: Imawa no Kuni no Alice

BOTTOM:

14. Be Blues!: O mangá de futebol ficou numa posição baixa nessa edição mas nada de preocupante. De vez em quando Be Blues! passa pelo bottom mas pega uma posição bem mais alta. O mangá vende bem para os padrões da revista e dificilmente está em situação ameaçadora.

15. Joujuu Senjin!! Mushibugyo: Apesar de estar aparecendo com frequência cada vez maior no bottom Mushibugyo no fim das contas está em situação estável. O mangá, que vai alcançar a marca de ter 300 capítulos publicados, ainda vende o suficiente para se garantir no plantel.

16. Keijo!!!!!!!!: Mais uma vez no bottom, Keijo!!!!!!!!! continua em segurança, ainda mais com o anúncio de seu anime, que provavelmente deve estrear em julho, e o possível aumento das vendas dos volumes que pode receber com a adaptação para as telinhas japonesas.

17. Nippen!: O cancelamento de Nippen! provavelmente vai acontecer daqui a mais ou menos três edições, com a estreia do mangá de Kazuhiro Fujita (autor de Ushio to Tora). Já não há mais esperanças para esse mangá novato de pingue-pongue.

18. Ane Log: A situação pode não estar fácil para Ane Log. Quando Nippen! for cancelado a revista não terá mais obras pra cancelar, a não ser que um veterano termine em breve ou que optem por cancelar obras com rendimento modesto. E o mangá com o pior rendimento pelo visto tem sido justamente Ane Log. 


Bem, pessoal, essa foi mais uma análise de TOC da Weekly Shonen Sunday. Até a próxima!


0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...