sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

TOC #13 da Weekly Shonen Sunday (2016)

Capa: Keyakizaka46

Olá para vocês pessoal do Fênix no Sekai. Aqui é o Diego Felipe e trago até vocês mais uma TOC da Weekly Shonen Sunday. Para baixar a raw dessa edição clique basta acessar esse endereço eletrônico e ir baixando.


Mas antes só uma coisa: muitos de vocês podem não entender o significado da palavra TOC (sigla pra Table of Contents). Aos que tem dúvidas sobre o que são as TOCs e como elas funcionam sugiro lerem a matéria do Ivo sobre as TOCs, que pode ser conferida clicando nesse link.

Muito bem, agora vamos direto à TOC.


TOC #13 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2016):
Keyakizaka46 (Capa)
Joujuu Senjin!! Mushibugyo (Página Colorida Principal)
01. Detective Conan
02. Major 2nd
03. Magi
04. Dagashi Kashi
Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru? (Pré-rank, 5° Capítulo)
Tenshi to Act!! (Página Colorida)
05. Akatsuki no Tyrant
06. Hatsukoi Zombie
07. Keijo!!!!!!!!
08. Be Blues!
Fureru to Kikoeru (Página Colorida)
09. Tokiwa Kitareri!!
10. Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto
11. Saike Mata Shite mo
12. Denpa Kyoushi
Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (Mangá Mensal, 30 pg.)
13. Hayate no Gotoku!
14. Amano Megumi wa Suki Darake!
15. Zettai Karen Children
16. Ane Log
17. Nippen!
Imawa no Kuni no Alice (Não Ranqueado, Penúltimo Capítulo, 36 pg.)
18. Charactimes Golden
AUSENTE: Kyoukai no Rinne
EM HIATO: Gin no Saji (Hiato iniciado na TOC #12, Sem Previsão de Retorno), Arata Kangatari (Em hiato há dois anos, Sem Previsão de Retorno)


PRÉVIA DA TOC #14 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2016):
- CAPA: Nogizaka46
PÁGINA COLORIDA PRINCIPAL: Amano Megumi wa Suki Darake!
PÁGINA COLORIDA: Imawa no Kuni no Alice (Último Capítulo, 27 pg.)
AUSENTES: Arata Kangatari (em hiato), Gin no Saji (em hiato), Detective Conan e Magi


A capa dessa edição foi estampada por algumas das integrantes do grupo de idols Keyakizaka46. O grupo já esteve esse ano na capa da TOC #06 da concorrente Weekly Shonen Magazine, como podem ver aqui.

A página colorida principal foi para Joujuu Senjin!! Mushibugyo. O curioso é que o aniversário da obra, publicada em 2011, foi em 5 de janeiro. Vale lmebrar que a última vez que Mushibugyo ganhou página colorida foi na TOC #48. Outras obras que ganharam página colorida foram Tenshi no Act!!, que já passou de um ano de publicação, e o novato Fureru to Kikoeru.

Página Colorida: Joujuu Senjin!! Mushibugyo
O curioso no caso de Fureru é que essa TOC deveria ser o primeiro ranqueamento válido da obra (vale lembrar que as análises do blog seguem a regra de ranquear um mangá novato a partir de seu oitavo capítulo). Ou seja, o mangá só vai ser ranqueado por essa regra na próxima TOC. Mas a página colorida é um sinal positivo, pois demonstra que os editores estão crendo no potencial de Fureru e satisfeitos com a recepção que a obra recebeu até agora.
Entre os mangás não ranqueados estão: Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru?, novato que ainda está em seu quinto capítulo; o mensal Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inani; e Imawa no Kuni no Alice, que está em sua reta final e vai ter seu último capítulo publicado na próxima TOC. Interessante é que, apesar da publicação ser mensal, os dois últimos capítulos de Imawa vão ser publicados semanalmente, 

Os mangás ausentes nessa edição foram: Kyoukai no Rinne, que deve voltar em breve; Gin no Saji, que entrou em hiato apenas três edições após seu retorno de um outro hiato; e Arata Kangatari, que está em hiato há mais de dois anos e não tem previsão de retorno.
Página Colorida: Joujuu Senjin!! Mushibugyo
(em baixa qualidade)

TOP 10:

01. Detective Conan: Definitivamente ver Detective Conan em primeiro não é nenhuma surpresa, afinal é o principal mangá da revista. Vale lembrar que o 20º filme animado de Conan vai estrear nos cinemas japoneses em 16 de abril.

02. Major 2nd: É o segundo mangá em 2016 que mais foi ranqueado em primeiro (três vezes, contra os seis primeiros lugares de Conan). A continuação de Major é o novato com maior potencial lançado no ano passado, em meio a muitos outros novatos promissores (como Tokiwa Kitareri!!, Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto, Akatsuki no Tyrant e Hatsukoi Zombie).

03. Magi: Após um tempinho em posições mais baixas Magi volta a ser ranqueado em uma posição mais alta. Seu 28º volume até agora vendeu pouco mais de 450 mil cópias por volume. Embora ainda venda bem e continue sendo um dos pilares da Sunday Magi está passando uma queda nas vendas de seus volumes, embora isso não ameace a permanência da obra, que já entrou em seu arco final.

04. Dagashi Kashi: Com o anime Dagashi Kashi começou a ver o primeiro volume passar da marca de 350 mil cópias vendidas. O quarto volume deve ultrapassar a marca de 200 mil cópias. Interessante notar como desde a TOC #04/05 Dagashi não tem sido ranqueado abaixo do quarto lugar.

05. Akatsuki no Tyrant: O mangá de judô vai se estabilizando. Até agora não foi ranqueado nenhuma vez fora do Top 10 e já recebeu duas páginas coloridas após começar a ser ranqueado. Os leitores parecem estar gostando da obra. Resta esperar para ver o quanto Akatsuki pode render no plantel.
Página Colorida: Tenshi no Act!!

06. Hatsukoi Zombie: Esse sexto lugar foi a posição mais alta que esse novato conseguiu até agora. Hatsukoi Zombie, que é um mangá de comédia romântica ecchi, conseguiu uma boa recepção dos leitores, chegando até a ganhar a página colorida principal na TOC anterior. Em suma, aos poucos Hatsukoi vai se estabilizando e conseguindo melhorar suas posições nas TOCs.

07. Keijo!!!!!!!!: Nessa TOC Keijo!!!!!!!! conseguiu uma posição acima da média, ou seja, mais alta do que de costume. Com o anúncio do anime é bem possível que o mangá ganhe ranqueamentos um pouco mais altos, além de capa e página colorida quando o anime estiver prestes a estrear.

08. Be Blues!: O mangá de futebol, que é publicado desde 2011, pega mais uma posição normal para sua média de ranqueamentos. O mangá vende aproximadamente 40 mil cópias por volume, uma média satisfatória para os padrões da Shonen Sunday. Mas vale lembrar que a obra poderia vender mais se ganhasse uma adaptação em anime lá na frente.

09. Tokiwa Kitareri!!: A obra já tem um ano de publicação e sua média de vendas por ora é de 70 mil cópias por volume. Provavelmente os editores acreditam que a obra ainda pode ter um sucesso ainda maior mais pra frente.

10. Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto: Esse gag mangá completará um ano de publicação na primeira semana de abril, onde possivelmente receberá uma capa comemorativa. A recepção da obra continua positiva, raramente sendo ranqueado fora do Top 10. Vale lembrar que Nanoha já foi capa da TOC #47 de 2015.
Página Colorida: Tenshi no Act!!
(em baixa qualidade)

MEIO DE TABELA:

11. Saike Mata Shite mo: Novamente ranqueado no meio da tabela, embora dificilmente as posições medianas sejam significativas para o obra, que é publicada irregulamente em partes. Aliás Saike Mata Shite mo está em sua sexta parte (que deve acabar em não muitos capítulos).

12. Denpa Kyoushi: Denpa Kyoushi não sabe o que é ficar acima do oitavo lugar desde a TOC #08 desse ano. De lá pra cá começou a pegar posições medianas, mais especificamente abaixo do Top 10. No entanto a obra continua em segurança. Aliás seu vigésimo volume, lançado na semana passada, começou vendendo pouco mais de 24 mil cópias por volume.

13. Hayate no Gotoku!: Hayate é uma obra veterana que, embora já não venda tão bem quanto antes, ainda tem atenção de uma boa quantidade de leitores. Seu 47° volume chegou a aparecer no último Ranking Semanal da Oricon na 13ª posição, com pouco mais de 45 mil cópias vendidas, uma boa quantidade para os padrões da revista. Aliás a edição limitada desse mesmo volume apareceu no mesmo ranking na 49ª colocação, com pouco mais de 13 mil cópias vendidas.

Página Colorida: Fureru to Kikoeru

BOTTOM:

14. Amano Megumi wa Suki Darake!: A posição do novato foi muito baixa, mas ainda é cedo pra se preocupar com Amano Megumi. Vale lembrar que o mangá vai ganhar a página colorida principal da próxima TOC, sinal de que sua transferência da Shonen Sunday Super para a Weekly Shonen Sunday não prejudicou a boa recepção da obra, pelo menos a princípio. 

15. Zettai Karen Children: No passado Zettai foi um dos principais mangá da Sunday. Mesmo não se destacando mais como antes continua tendo o carinho do grupo editorial e dos leitores, o que torna a situação do mangá bastante segura.

16. Ane Log: A última vez que Ane Log esteve fora do bottom foi na TOC #09, há quatro edições atrás. Porém a obra tem ficado cada vez mais presente no bottom (além da TOC #09 esteve fora do bottom na TOC #03, e em ambas esteve no Top 10). E tendo apenas Nippen! como mangá a ser cancelado a permanência de Ane Log começa a ficar mais complicada.

17. Nippen!: O mangá de pingue-pongue está à beira do cancelamento, restando saber apenas quando chegará ao fim. Apesar de promissor, o novato foi mal-sucedido, principalmente levando em conta o êxito de outras obras recentes como Akatsuki no Tyrant e Hatsukoi Zombie.

18. Charactimes Golden: O gag mangá fica em último lugar pela segunda vez seguida nas TOCs de 2016. Por enquanto a obra não demonstra estar ameaçada mas não deixa de ser um feito negativo. Aliás Charactimes já ficou quatro vezes em último lugar nas TOCs desse ano.


Bem, pessoal, essa foi mais uma análise de TOC da Weekly Shonen Sunday. Até a próxima. :)


0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...