quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

TOC #12 da Weekly Shonen Sunday (2016)


Capa: Dagashi Kashi
Olá para vocês, pessoal do Fênix no Sekai. Aqui é o Diego Felipe e esta é mais uma análise de TOC da Weekly Shonen Sunday.


Antes de começar a análise imagino que muitos leiam as matérias mas ainda ficam com uma grande dúvida: o que vem a ser uma TOC? Bem, tem uma matéria do Ivo explicando o que uma TOC (ou Table of Contents) significa. Você pode dar uma conferida para esclarecer algumas dúvidas clicando nesse link.

Bem, eis a TOC dessa edição.


TOC #12 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2016)

Be Blues! (Página Colorida Principal)
01. Detective Conan
Dagashi Kashi (Capa)
02. Major 2nd
Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru? (Sem Rank, 4° Capítulo)
03. Kyoukai no Rinne
04. Tokiwa Kitareri!!
05. Amano Megumi wa Suki Darake!
06. Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto
07. Akatsuki no Tyrant
Fureru to Kikoeru (Pré-Ranqueamento, 7° Capítulo, 24 pg.)
Imawa no Kuni no Alice (Página Colorida, Mangá Mensal)
08. Magi
09. Denpa Kyoushi
10. Hayate no Gotoku!
11. Hatsukoi Zombie
12. Tenshi to Act!!
13. Saike Mata Shite Mo
14. Joujuu Senjin!! Mushibugyo
15. Keijo!!!!!!!!
16. Nippen!
17. Ane Log
18. Charactimes Golden
AUSENTES: Gin no Saji e Zettai Karen Children
EM HIATO: Arata Kangatari (sem previsão de retorno)

A capa dessa edição ficou para Dagashi Kashi, que teve um aumento nas vendas dos volumes com o começo da exibição do anime em janeiro desse ano. Já a página colorida principal foi para o veterano mangá de futebol Be Blues!, que inclusive foi a primeira obra na ordem de leitura da revista. Outro mangá que ganhou página colorida foi o mensal Imawa no Kuni no Alice.
Mangá Mensal: Imawa no Kuni no Alice
Nessa edição estiveram ausentes Gin no Saji (que havia retornado de um hiato na TOC #09) e Zettai Karen Children (que frequentemente tem pausas). Já Arata Kangatari está em hiato há mais de dois anos. Vale lembrar que o novato Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru? ainda está em seu quarto capítulo e só será ranqueado a partir de seu oitavo capítulo.

TOP 10:

01. Detective Conan: Depois de três TOCs fora da liderança volta ao primeiro lugar. Conan é simplesmente o maior mangá da Weekly Shonen Sunday e o principal carro-chefe da revista. Seu anime também dá muita audiência, inclusive mais do que o anime de One Piece, principal mangá da concorrente Weekly Shonen Jump.

02. Major 2nd: A continuação do clássico mangá de beisebol Major (publicado entre 1994 e 2010), sem ter completado um ano ainda, já se tornou um dos mangás mais rentáveis da revista e vai se tornando um pilar. Ainda é cedo para a obra receber uma adaptação em anime mas dificilmente Major 2nd não será adaptado em animação pras telinhas japonesas mais pra frente.

03. Kyoukai no Rinne: Kyoukai é um veterano da revista, sendo publicado desde 2009 e já tendo passado da marca dos 300 capítulos. Vale lembrar que falta apenas um mês e meio para a estreia da segunda temporada do anime de Kyoukai no Rinne.

04. Tokiwa Kitareri!!: O quarto lugar foi uma posição boa e alta para a média de posições de Tokiwa. A obra vende aproximadamente 70 mil cópias por volume e é um dos novatos com mais potencial da revista atualmente.

05. Amano Megumi wa Suki Darake!: Em seu primeiro ranqueamento válido Amano Megumi wa Suki Darake! consegue uma boa posição. O mangá veio transferido da Shonen Sunday Super e tem boas expectativas por parte dos editores, que acreditam no potencial da obra. No entanto ainda é preciso esperar as próximas obras para ver se a transferência valeu a pena.

06. Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto: Após uma segunda passagem pelo bottom o mangá novato do autor de The World God Only Knows retorna ao Top 10, onde aparece com grande frequência. Ainda vai demorar para a obra completar um ano de publicação mas por enquanto parece que vai durar sem problemas na revista.

07. Akatsuki no Tyrant: O novato mangá de judô por ora só tem pegado posições no Top 10. No entanto aparentemente a boa recepção da obra está sendo moderada. Ou seja, o mangá é promissor mas por enquanto ainda não .

08. Magi: Não chega a ser tão incomum de vez em quando Magi pegar uma posição medíocre/mais próxima do meio da tabela, mas não deixa de ser uma posição mais baixa que o habitual. Seu volume lançado mais recentemente teve um breve aumento nas vendas, contendo um pouco a queda que vinha tenda na venda dos exemplares.

09. Denpa Kyoushi: É notável que ultimamente Denpa Kyoushi tem aparecido mais para o meio da tabela ou para a parte mais baixa do Top 10. No entanto o mangá do professor otaku ruivo segue firme na Shonen Sunday.

10. Hayate no Gotoku!: Posição mediana/normal de Hayate, que continua em situação tranquila e sem riscos. Uma curiosidade: a capa do volume lançado mais recente de Hayate parodeia a capa do primeiro volume de Ad Astra Per Aspera, mangá mensal do mesmo autor.

MEIO DE TABELA:

11. Hatsukoi Zombie: Apesar desse novato não pegar posições altas as expectativas se mostram positivas para a obra. Na TOC passada chegou a ganhar a página colorida principal, sendo o primeiro mangá na ordem de leitura. Em suma, parece que a obra vai aparecer com frequência no meio da tabela mas deve ir se garantindo pelo menos por ora.

12. Tenshi to Act!!: Deu uma subida com relação à TOC passada e tem aparecido com frequência no meio da tabela. Tenshi no Act!! continua seguro por ora, embora tenha começado a pegar posições mais baixas.

13. Saike Mata Shite Mo: O mangá é publicado irregularmente em partes. Aliás já está em sua sexta parte. Esse formato de publicação é relativamente uma regalia parecida com a dos mangás mensais da revista.

BOTTOM:

14. Joujuu Senjin!! Mushibugyo: Depois de ter pegado um sexto lugar na TOC passada Mushibugyo volta ao bottom. O mangá está prestes a completar 300 capítulos publicado, um feito muito importante e alcançado por poucos mangás de sucesso. Mushibugyo ainda está garantido, embora suas classificações em 2016 estão muito inferiores às de 2015 (em que ficou só uma vez no bottom).

15. Keijo!!!!!!!!: Apesar de estar aparecendo cada vez mais no bottom a situação de Keijo!!!!!!!! continua estável, ainda mais após o anúncio do anime, que deve estrear ainda esse ano, na temporada de julho ou mesmo na de outubro.

16. Nippen!: O mangá de pingue-pongue está apenas aguardando a TOC em que finalmente será cancelado. Infelizmente Nippen! não teve a mesma sorte que Akatsuki no Tyrant e Hatsukoi Zombie, novatos que estrearam algumas TOCs antes e que foram bem recepcionados.

17. Ane Log: Cada vez mais afundando no bottom, a obra parece estar perdendo espaço na Shonen Sunday, o que torna sua permanência no plantel incerta. Mesmo sendo um gag mangá Ane Log tem pegado posições muito baixas, assim como Area D pegava antes de ser cancelado. E se Amano Megumi e Fureru to Kikoeru se estabilizarem nas TOCs a situação de Ane Log começa a ficar bem mais complicada, mesmo que Nippen! seja cancelado em breve.

18. Charactimes Golden: Charactimes Golden pegou uma posição baixa mas que não preocupa em nada quanto à estabilidade da obra. Não é tão raro ver Charactimes surpreendendo nas TOCs acima de mangás mais estáveis.

PÁGINAS COLORIDAS

Be Blues!
Be Blues!
Imawa no Kuni no Alice


Bem, pessoal, essa foi mais uma análise de TOC da Weekly Shonen Sunday. Até a próxima. :)

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...