quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

TOC #11 da Weekly Shonen Sunday (2016)


Capa: Magi
Olá para vocês, pessoal do Fênix no Sekai. Aqui é o Diego Felipe e esta é mais uma análise de TOC da Weekly Shonen Sunday.

Antes de começar a análise imagino que muitos leiam as matérias mas ainda ficam com uma grande dúvida: o que vem a ser uma TOC? Bem, tem uma matéria do Ivo explicando o que uma TOC (ou Table of Contents) significa. Você pode dar uma conferida para esclarecer algumas dúvidas clicando nesse link.


TOC #11 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY

Hatsukoi Zombie (Página Colorida Principal)
Magi (Capa)
Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。(Capítulo Duplo, 2° e 3° capítulo, 36 pg.)
01. Major 2nd
02. Dagashi Kashi
Ad Astra Per Aspera (Página Colorida, Mangá Mensal)
03. Hayate no Gotoku!
04. Detective Conan
05. Gin no Saji
06. Joujuu Senjin!! Mushibugyo
07. Saike Mata Shitemo
08. Akatsuki no Tyrant
09. Denpa Kyoushi
Keijo!!!!!!!! (Página Colorida, Anúncio de Anime)
Fureru to Kikoeru (Sem Rank, 6° Capítulo)
10. Kyoukai no Rinne
11. Be Blues!
Amano Megumi wa Suki Darake! (Sem Rank, 7° Capítulo)
12. Charactimes Golden
13. Tokiwa Kitareri!!
14. Nanoha Yougashiten no Ii Shigoto
15. Zettai Karen Children
16. Tenshi to Act!!
17. Ane Log
18. Nippen!
EM HIATO: Arata Kangatari


A capa dessa edição física foi para Magi, que continua sendo um dos mangás mais chamativos da revista. Um dado interessante: das nove edições lançadas em 2016 sete tiveram obras do plantel como capa. Apenas nas edições #04/05 e #06/07 a capa foi destinada a celebridades, no caso a idol Sayaka Yamamoto e o grupo de idols masculinos Hey! Say! JUMP! respectivamente.

A página colorida principal foi pra Hatsukoi Zombie. Apesar de seus ranqueamentos não serem muito altos o mangá vai conseguindo se estabilizar (pelo menos por enquanto). A obra tem apoio dos editores, o que pode facilitar sua permanência. Os outros mangás que ganharam página colorida foram o mensal Ad Astra Per Aspera, para divulgação do lançamento do primeiro volume da obra, e Keijo!!!!!!!!, que nessa edição teve seu anime anunciado, como já foi noticiado no blog.
Mangá Mensal: Ad Astra Per Aspera
O novato Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru? nessa edição ganhou capítulo duplo, o que demonstra que os editores enxergam um bom potencial na obra. Vale lembrar que os novatos Amano Megumi wa Suki Darake! e Fureru to Kikoeru ainda não estão sendo ranqueados (Amano terá seu primeiro ranqueamento na próxima TOC) e que Arata Kangatari continua em um longuíssimo hiato.

TOP 10

01. Major 2nd: Com menos de um ano de publicação a continuação de Major está se tornando um dos mangás mais importantes da revista atualmente. Seus volumes vendem muito bem, o que pode facilitar para que a obra ganhe um anime mais pra frente. Sem dúvida um grande acerto da Shonen Sunday e uma obra que vai render muito para a revista.

02. Dagashi Kashi: Com o anime que estreou em janeiro o mang não só teve um aumento na tiragem de volumes disponíveis para a venda, mas também teve um aumento nas próprias vendas dos volumes. Ou seja, o saldo do anime, que ainda está em seu quinto episódio (por enquanto) vai se mostrando positivo.

03. Hayate no Gotoku!: Hayate no Gotoku! foi ranqueado abaixo de Ad Astra Per Aspera, que como dito antes ganhou página colorida para divulgação de seu primeiro volume. Pelo fato de ambos serem do mesmo autor (Kenjiro Hata) e por Hayate ainda ser muito popular os editores decidiram colocar a obra nessa posição para atrair/expandir a atenção dos leitores de Hayate para o lançamento do volume 1 de Ad Astra Per Aspera.

04. Detective Conan: O alto ranqueamento de Hayate no Gotoku! fez com que Detective Conan, o principal mangá da revista tenha ficado em quarto lugar, sendo que Conan é habitualmente ranqueado entre as três primeiras posições. Foi apenas uma posição atípica, na próxima edição é bem provável que pegue pelo menos um segundo lugar.

05. Gin no Saji: Um dos carros-chefes da revista e acabando de voltar de um hiato, dificilmente irá pegar posições fora do Top 10 com seu retorno. Aliás a volta de Gin no Saji tem contribuído para não só atrair mais leitores para a revista como também para diversificar o leque de obras do plantel e até mesmo diminuir a previsibilidade das TOCs.

06. Joujuu Senjin!! Mushibugyo: Fazia tempo que Mushibugyo não pegava uma posição tão alta. Após muitas passagens pelo bottom e uma polêmica de acusação de plágio em cima do autor o mangá pega uma boa posição. Mushibugyo não está correndo riscos de cancelamento embora tenha sofrido uma queda de popularidade.

07. Saike Mata Shitemo: Mesmo sendo publicado irregularmente, isto é, em partes por decisão do autor. os editores ranqueiam Saike Mata Shitemo em posições consideravelmente boas no Top 10. Não é a primeira vez que o autor publica uma obra em partes, ele já havia feito o mesmo com Anagle Mole entre 2011 e 2014.

08. Akatsuki no Tyrant: Akatsuki continua pegando posições no Top 10, sem sair dessa zona quando é ranqueado. Os editores pelo visto estão acreditando bastante no sucesso do mangá, que chegou a ganhar página colorida na edição passada. Vai se consolidando como um novato promissor.

09. Denpa Kyoushi: Pode-se dizer que essa nona colocação foi uma posição normal e pouco surpreendente para Denpa Kyoushi, que continua em situação segura na Weekly Shonen Sunday. Aliás teve uma pequena melhora com relação à TOC passada, em que Denpa ficou no meio da tabela.

10. Kyoukai no Rinne: Posição mediana/normal para o veterano Kyoukai no Rinne, que já tem quase sete anos de publicação na revista. O mangá não chega a vender muito quanto às cópias de seus volumes mas seu anime deu bastante audiência, tanto é que a segunda temporada estreia em abril.

MEIO DE TABELA

11. Be Blues!: Não chega a ser tão comum ver Be Blues! ficar de fora do Top 10, ou seja, foi uma posição um pouco abaixo da média. Mas nem chega a ser um dos piores ranqueamentos do mangá de futebol, que já chegou até a aparecer no bottom. O mangá está em situação tranquila.

12. Charactimes Golden: A posição no meio da tabela é até comum para esse gag mangá. Mas nesse caso essa posição habitual foi mais proveitosa, pois ficou acima de mangás que costumam ser melhor ranqueados, tais como Tokiwa Kitareri!!, Nanoha Yougashiten no Ii Shigoto e Tenshi no Act!!.

13. Tokiwa Kitareri!!: É um dos mangás mais promissores da Shonen Sunday e acredita-se que sua popularidade vai ter um grande aumento após um possível anime lá na frente. Tokiwa geralmente fica ranqueado no Top 10. Mas algumas vezes pega uma posição baixa. Foi o que aconteceu nessa edição.

BOTTOM

14. Nanoha Yougashiten no Ii Shigoto: Na TOC #08 Nanoha foi pela primeira vez foi ranqueado fora do Top 10, no bottom, acima de outros quatro mangás ranqueáveis e em 14º lugar. E coincidentemente o feito se repete exatamente assim nessa TOC. A obra continua segura e em uma época de estreia de vários novatos promissores é normal que algumas vezes possa pegar uma posição mais baixa que o habitual.

15. Zettai Karen Children: O veterano já foi um dia um pilar da Shonen Sunday. Hoje não apresenta o mesmo fôlego para tanto. Mas ainda assim mantém sua popularidade e segue querido pelos leitores. Dificilmente será cancelado enquanto o autor quiser continuar escrevendo a obra.

16. Tenshi to Act!!: Posição baixíssima de Tenshi no Act!!, que pela primeira vez apareceu no bottom. Tenshi não corre riscos de ser cancelado por ora e aparentemente foi apenas uma posição muito baixa mesmo. Na próxima TOC é bem provável que apareça pelo menos no meio de tabela.

17. Ane Log: A cada TOC que passa está sendo cada vez mais rotineiro ver Ane Log no fundo do bottom, complicando sua permanência A revista só tem um novato com desempenho digno de cancelamento: Nippen!. Os já ranqueados Hatsukoi Zombie e Akatsuki no Tyrant estão se estabilizando e caso Fureru to Kikoeru e Amano Megumi wa Suki Darake! se estabilizem quando forem ranqueados Ane Log começa a ficar em situação mais difícil do que já está.

18. Nippen!: O mangá novato de pingue-pongue já está praticamente cancelado. É só uma questão de tempo para ser finalizado de uma vez por todas, o que não deve demorar muito tempo. Curiosamente é a primeira vez que fica em último lugar numa TOC, embora quase sempre tenha ficado no bottom, só tendo saído fora uma única vez, onde ficou no meio de tabela.

PÁGINAS COLORIDAS

Hatsukoi Zombie
Hatsukoi Zombie
Ad Astra Per Aspera
Keijo!!!!!!!!
Imagem prévia do anime de Keijo!!!!!!!! (em baixa qualidade)

Bem, pessoal, essa foi mais uma análise de TOC da Weekly Shonen Sunday. Até a próxima.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...