quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

TOC #10 da Weekly Shonen Sunday (2016)


Capa: Hiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru?

Olá para vocês, pessoal do Fênix no Sekai. Aqui é o Diego Felipe e esta é mais uma análise de TOC da Weekly Shonen Sunday.

Antes de começar a análise imagino que muitos leiam as matérias mas ainda ficam com uma grande dúvida: o que vem a ser uma TOC? Bem, recentemente o Ivo lançou uma matéria explicando claramente o que é uma TOC. Você pode dar uma conferida para esclarecer algumas dúvidas clicando nesse link.

A raw da edição #10 da Weekly Shonen Sunday pode ser baixada nesse link, Já a TOC pode ser conferida abaixo.


TOC #10 DA WEEKLY SHONEN SUNDAY (2016)

Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru? (Capa e Página Colorida Principal, Novo Mangá, 24 pg.)
Amano Megumi wa Suki Darake! (Pré-Rank, 6° Capítulo)
01. Major 2nd
02. Dagashi Kashi
Akatsuki no Tyrant (Página Colorida)
03. Gin no Saji
04. Saike Mata Shite mo
05. Be Blues!
Fureru to Kikoeru (Pré-Rank, 5º Capítulo)
Charactimes Golden (Página Colorida)
06. Tokiwa Kitareri!!
07. Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto
08. Hatsukoi Zombie
09. Magi
10. Tenshi to Act!!
11. Denpa Kyoushi
12. Keijo!!!!!!!!
13. Kyoukai no Rinne
Birdmen (Mangá Mensal, 42 pg.)
14. Zettai Karen Children
15. Joujuu Senjin!! Mushibugyo
16. Nippen!
17. Ane Log
AUSENTES: Detective Conan e Hayate no Gotoku!
EM HIATO: Arata Kangatari (sem previsão de retorno)


Nessa edição tivemos a estreia de Hiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru?, que ganhou a capa e a página colorida principal. O mangá é de autoria do experiente Hiroyuki Nishimori, que se consagrou na revista por obras como Kyou Kara Ore Wa!! e Tenshi na Komanaiki.

Também tivemos página colorida para o novato Akatsuki no Tyrant, que parece estar se firmando nas TOCs da Shonen Sunday, e também para o gag mangá Charactimes Golden, que continua em situação segura na revista. O mangá mensal publicado nessa edição foi Birdmen. E Detective Conan e Hayate no Gotoku! estiveram ausentes.

Vale lembrar que os novatos Amano Megumi wa Suki Darake! e Fureru to Kikoeru ainda não estão sendo ranqueados. Mas é importante observar a posição alta que Amano Megumi recebeu: ficou acima do primeiro lugar válido (que foi para Major 2nd). O mangá de comédia romântica ecchi veio transferido da Shonen Sunday Super e foi transferido para a Weekly Shonen Sunday. E pelo visto na revista semanal o novato vai mantendo uma boa recepção.

TOP 10:

01. Major 2nd: Com a ausência de Detective Conan o primeiro lugar foi para Major 2nd, continuação do clássico mangá de beisebol Major, que já foi um dos pilares da revista. E mesmo com menos de um ano de publicação o mangá já pode ser considerado um dos carros-chefes da revista junto a Detective Conan, Magi e Gin no Saji.

02. Dagashi Kashi: Ainda vai ser preciso esperar para saber como serão as vendas dos DVDs do anime. Mas o mangá já está indo muito bem quanto às vendas de seus volumes, tendo inclusive dobrado a sua tiragem de disponibilidade em função do aumento das vendas.

03. Gin no Saji: Um dos pilares da revista atualmente ao lado de Detective Conan e Magi, esteve um tempão em hiato mas voltou na edição passada. Gin no Saji está em sua reta final e deve ser encerrado em no máximo um ano e meio. Os editores da revista já devem estar em busca de obras com potencial para vendas que possam substituir o rendimento de Gin no Saji à altura.

04. Saike Mata Shitemo: Mesmo sendo publicado irregularmente os editores apoiam bem Saike Mata Shitemo, deixando a obra no Top 10 quase sempre que é publicado. Mas esse retorno deve ser encerrado em breve, pois é bem provável que o autor publica a obra em partes e provavelmente essa parte não será a derradeira para o fim da obra.

05. Be Blues!: O mangá de futebol continua pegando boas posições, raramente saindo do Top 10. A obra continua com fôlego e um desempenho bom para os padrões da Shonen Sunday, ainda mais para um mangá que nunca ganhou anime (embora tenha ganhado um comercial animado pela A-1 Pictures para divulgar as vendas dos volumes).

06. Tokiwa Kitareri!!: O mangá pega posições frequentemente no Top 10 mas não são poucas as oportunidades que fica em posições medianas. Mas Tokiwa é um mangá que chama a atenção e as expectativas são de que o mangá amplie seu êxito após um possível anime lá na frente.

07. Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto: Parece que a aparição de Nanoha no bottom na TOC #08 foi apenas um acontecimento atípico. O mangá de comédia, do mesmo autor de The World God Only Knows, já voltou à sua rotina de ficar sendo classificado no Top 10.

08. Hatsukoi Zombie: Por um lado é mais uma posição mediana conquistada por Hatsukoi Zombie. Por outro lado conseguiu a incrível proeza de ficar acima de mangás mais estáveis na revista, como Denpa Kyoushi, Kyoukai no Rinne e até mesmo o pilar Magi. Sua recepção demonstra-se boa porém moderada, o suficiente para se manter no plantel mas sem grande destaque pelo menos por ora.

09. Magi: O mangá não ficava em nono lugar desde a TOC #42 de 2015. Vale lembrar que o nono lugar é uma posição mais baixa que o habitual, pois na maioria das vezes em que Magi fica ranqueado mais abaixo a obra fica em sétimo lugar. A obra está em seu arco final e irá acabar em não muito tempo.

10. Tenshi to Act!!: Está de volta ao Top 10 após duas TOCs no meio de tabela, mas ainda em uma posição mediana. O mangá já tem pouco mais de um ano de publicação e continua em situação estável e com apoio dos editores, mas nem sempre é ranqueado em posições altas.

MEIO DE TABELA:

11. Denpa Kyoushi: A última vez que Denpa Kyoushi foi ranqueado fora do Top 10 foi na TOC #34 de 2015. De lá pra cá foram vinte e quatro TOCs alternando entre posições no Top 10 e páginas coloridas. Ou seja, essa posição atípica e abaixo da média não é preocupante e o mangá continua seguro.

12. Keijo!!!!!!!!: A posição é até comum para o rendimento médio do mangá mas dessa vez até que tem um fato curioso: conseguiu ficar acima de Kyoukai no Rinne, tendo empurrado o mangá da consagrada Rumiko Takahashi para o bottom. Keijo!!!!!!!! continua seguro mas, como já abordado na TOC anterior, não a ponto de receber grande destaque dos editores.

BOTTOM:

13. Kyoukai no Rinne: A maior surpresa negativa dessa edição. Mesmo em seus ranqueamentos mais baixos Kyoukai no Rinne não costuma ficar no bottom. Mas mesmo assim essa posição não preocupa, pois o mangá tem vendas boas o suficiente para se manter no plantel e a segunda temporada de seu anime estreia em abril. Está seguro na revista e sem nenhum risco.

14. Zettai Karen Children: Battle-shounen veterano e que ano passado completou 10 anos de publicação. Já não é mais um pilar da revista como fora anteriormente mas o mangá continua muito querido pelos leitores e editores, o que faz com que sua permanência esteja bem garantida.

15. Joujuu Senjin!! Mushibugyo: Recentemente a obra foi envolvida em uma polêmica de acusação de plágio, pois um dos personagens que surgiu recentemente na obra é parecido com a personagem de um jogo de aplicativo chinês de nome Girl Frontine. O autor, Hiroshi Fukuda, afirma que desconhecia o jogo e teve que alterar o design desse personagem. Quanto à posição na TOC dessa edição, a obra mais uma vez fatura uma posição no bottom, o que está ficando cada vez mais comum.

16. Nippen!: É questão de tempo pra esse novato acabar cancelado. Enquanto Akatsuki no Tyrant não sai do Top 10, Hatsukoi Zombie se segura no meio da tabela e os recentes Amano Megumi wa Suki Darake! e Fureru to Kikoeru tem pré-ranks bons, Nippen! apenas aguarda seu cancelamento iminente.

17. Ane Log: Depois de uma surpreendente terceira posição na TOC anterior Ane Log volta a pegar uma posição baixa. As classificações da obra estão ficando cada vez mais baixas, o que pode significar que esse gag mangá pode estar perdendo espaço na revista e se despedir do plantel em breve.


PÁGINAS COLORIDAS

Hiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru?
Hiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru?
Akatsuki no Tyrant
Charactimes Golden

Bem, pessoal, essa foi mais uma análise de TOC da Weekly Shonen Sunday. Até a próxima, pessoal. 

Agradecimentos: Siul (revisor de texto) e Nagisa (disponibilizou o link da raw)

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...