domingo, 8 de novembro de 2015

Análise de Filmes #05: O Cão e a Raposa (1981)

Pôster Original de "O Cão e a Raposa"



Olá para vocês, pessoal do Fênix no Sekai. Aqui é o Diego Felipe e estou voltando a fazer análises de filmes para o blog. Apesar de ainda pretender dar preferência a filmes orientais mais pra frente vou continuar analisando filmes ocidentais e orientais, principalmente os de animação.

Mas, graças às análises que tenho feito dos TOCs da Weekly Shonen Sunday, essas análises de filmes vão ficar menos frequentes por um bom tempo. Mas não desisti desse tipo de matéria, apenas entrei em hiato...

O filme da vez será um clássico filme da Disney de nome "O Cão e a Raposa" (The Fox and the Hound), de 1981.

Ficha Técnica

Diretores: Ted Berman, Richard Rich e Art Stevens
Produtores: Ron Miller, Wolfgang Reitherman e Art Stevens
Roteiro: Larry Clemmons, Ted Berman, David Michener, Peter Young, Burny Mattinson, Steve Hulett, Earl Kress e Vance Gerry
Duração: 83 minutos.
País: EUA

A História

Obs.: Os nomes dos personagens na dublagem brasileira estão diferentes, mas na sinopse e na análise a maioria deles serão mantidos em inglês. Somente os nomes traduzidos de "Mamãe Coruja" e "Chefe" serão mantidos.

A história tem dois protagonistas: o raposo Tod, que tornou-se órfão após sua mãe ter sido morta por um caçador. Pouco após a morte de sua mãe ele é encontrado pela bondosa Mamãe Coruja, que tenta ajudá-lo a achar um lar.

Mamãe Coruja encontrado Tod abandonado

Graças uma confusão planejada pela Mamãe Coruja com as roupas do varal de Viúva Tweed ela acaba encontrando Tod abandonado e decide acolhe-lo. Assim Tod encontra um lar amoroso.

Tod e Viúva Tweed
Do outro lado está Copper, recém-adotado pelo rabugento caçador Amos Slade. Ele pretende treiná-lo para se tornar um grande cão de caça.

Amos Slade levando Copper pra casa
Um dia, Tod e Copper acabam se encontrando. Aos poucos eles brincam juntos e começam a ficar amigos, desafiando à inimizade natural entre cães de caça e raposos.

Uma linda amizade se forma...
Mas os dois acabam se afastando e anos depois o reencontro dos dois acaba marcado por um acontecimento quase trágico, o que culmina numa relação de raiva entre os dois. O destino fará com que os dois amigos tenham que se confrontar.

... mas o destino os colocará um contra o outro

A Análise

Um filme singelo e de mensagem simples. A obra, inspirada no livro homônimo de Daniel P. Mannix que fora publicado em 1967, se mostra uma trama que, mesmo possuindo um clima inocente, consegue nos fazer refletir sobre o ódio e as inimizades causadas pelo preconceito.

Copper (criança e adulto)

Tod (criança e adulto)

Para isso a trama usa de situações cômicas que conseguem tornar o filme leve e descontraído em muitos momentos e de uma tensão moderada e sem situações de melodrama em momentos mais tensos (isso não acontece nem em cenas envolvendo Tod e sua mãe adotiva, Viúva Tweed).

Viúva Tweed num dos momentos mais fortes do filme

A viúva Tweed é uma senhora bondosa e solitária que nunca teve filhos e cria Tod com um amor incondicional, que Tod sempre demonstra retribuir. Eles possuem uma relação "mãe e filho" muito bonita e tocante, que renderá um dos momentos mais emocionantes do filme.

Mamãe Coruja
Outra personagem de destaque é a grande testemunha de Tod e de sua amizade com Copper,a Mamãe Coruja. Sábia e conselheira, ela ajuda Tod a se adaptar a situações difíceis e a evitar que se envolva em confusões. Também o alter

Amos Slade e Viúva Tweed discutindo
Voltando a falar na Viúva Tweed, é engraçado notar como ela vive às turras com seu vizinho, o nada paciente Amos Slade. Amos é o antagonista do enredo, mas não necessariamente um vilão e nem mesmo a maior ameaça da história como se conclui ao fim do filme. O personagem é tratado humanamente como um caipira furioso que adora caçar.

O experiente e folgado Chefe
Sua raiva e perseguição contra Tod começa após um incidente no galinheiro de sua propriedade, gerando uma das cenas mais cômicas do filme. Sua rixa com a Viúva Tweed fica ainda mais tempestuosa. Mas apesar de toda a raiva que sente de Tod é possível notar um lado afetuoso de Amos, como quando ele passa a caçar com Tod e também quando demonstra confiança em seu experiente cão de caça, de nome Chefe.

Aliás o Chefe consegue se mostrar um personagem bem interessante. Já velho e cansado, ele até coopera para que Copper se torne um melhor caçador mas teme que ele ocupe seu lugar de destaque como caçador de Amos. Isto é, ele teme perder o posto de xodó do dono.

Dick e Boomer caçando a lagarta
Além da história principal temos também breves momentos de descontração envolvendo os pássaros Dick (um pardal) e Boomer (um pica-pau), que caçam incessantemente uma lagarta para devorar. E sempre estão de olho numa mesma lagarta, passando boa parte do filme tentando capturá-la...

A tal lagarta que Dick e Boomer tanto ficam querendo devorar

Dentre outros personagens, vale destacar a presença de Vixey, uma fêmea de raposa que aparece perto da reta final do filme. Uma simpática personagem que acaba fazendo Tod se apaixonar em meio a um momento conturbado de sua vida.

Vixey
Quanto à trama, ela apresenta um bom desenvolvimento e equilíbrio para lidar com momentos de humor, drama e suspense, de uma forma que haja transições de cada tipo de situação de uma forma que não seja totalmente brusca (é como se o público fosse preparado pela narrativa para cada um desses momentos). Ou seja, embora mantenha a pegada infatil dos demais filmes Disney, saiba trabalhar bem aspectos de drama e tensão.

A ira, fera...

Ela te deixa com sangue nos olhos.

Também é interessante a forma como o filme lida com o amadurecimento dos dois personagens principais, que se inicia de uma forma inocente mas vai se desenvolvendo com um pano de fundo dramático e que muitas vezes emana suspense e rivalidade, principalmente após o reencontro dos dois quase acabar em tragédia.

Uma tensa perseguição...

...que tinha tudo pra não acabar bem
Outro mérito do filme é o foco que dá à grande maioria dos personagens. Cada personagem tem um momento específico de foco ou relevância na história, não havendo assim casos de mal-aproveitamento desses personagens, havendo assim um desenvolvimento minimamente preciso de cada um.

Até onde isso vai dar?
Para finalizar, o desfecho da história se mostra bem forte e belo, mostrando como muitas vezes é preciso não se deixar alimentar pelo rancor e pelo ódio. Um momento de reflexão que (ainda que de forma não tão direta) de como é preciso perdoar e tentar não se deixar levar pelo preconceito ou pela mágoa.

Poderá essa amizade voltar a se restaurar?

Bem, pessoal, esse foi o meu retorno às análises de filmes. Eu não vou publicar tantas análises com frequência mas prometo me esforçar pra não termos tão poucas análises. Bem, até a próxima, pessoal. :)


0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...